Delphine está vivendo por um processo de bloqueio criativo após um livro de grande sucesso. L. é uma ghost writer misteriosa que surge na vida de Delphine e faz toda uma nova história acontecer. É isso! A história é basicamente estas duas mulheres.
Dividido em três partes: Sedução, Depressão e Traição, o livro tem uma escrita fluída, mas é lento. Isto porque tem muitas divagações, igual quando estamos conversando e do nada inserimos outra história no meio da conversa. Mas, acho que faz parte da história. Por isso, já adianto: é um livro para ler em uma tacada só, caso o contrário corre o risco de desistir.
Baseado em Fatos Reais é um livro intrigante, a começar pelo título, o nome da personagem principal e o fato de ela ser uma escritora. Desta forma, o tempo todo nos sentimos em um jogo psicológico sobre o que é real e o que é ficção. Eu, particularmente, adoro este tipo de coisa.
Delphine vai sentir o poder da força de manipulação de L. e ambas vão construir uma relação no mínimo estranho. O modo que a história é narrada nos prende e queremos descobrir o que está acontecendo. Eu mesmo tentei várias teorias no decorrer da trama.
Eu gostei muito do livro e achei fantástico o detalhe que finaliza o livro, me fez ficar pensando na história por dias. Além disso, gostei das discussões a respeito da nossa obsessão em histórias – livros ou filmes – que levam o detalhe ‘baseado em fatos reais’.
Afinal de contas, até que ponto os fatos reais estão sendo representados? Qual o limite? Como podemos confiar tanto que é real apenas por estar escrito ‘inspirado em fatos reais’? Até porque, se pensar bem, ‘baseado’ e ‘inspirado’, não significa a Verdade.
Em época de fake news, em que a verdade é constantemente colocada à prova, o livro se torna ainda mais interessante. Aproveito para deixar a dica dos filmes “Cópia Fiel” e “Os Suspeitos”. E, este livro também virou filme, caso tenha interesse 😉 Trailer do filme.
“- É, é importante. É importante que seja verdade.
- Mas quem
pode saber se é? As pessoas, como está dizendo, talvez só precisem que a
história soe certa. Como uma nota musical. Aliás, talvez seja este o mistério
da escrita: ela é certa ou não é. Acho que as pessoas sabem que nada do que
escrevemos é realmente estranho a nós. Sabem que sempre existe um fio, um
motivo, uma falha, que nos liga ao texto. Mas aceitam que a gente transponha,
condense, desloque, transvista. E que invente.”
A Autora
Delphine de Vigan é uma romancista francesa com diversos livros publicados e premiados. Apenas o livro Baseado em Fatos Reais foi traduzido para o português, o que é uma pena, já que os livros anteriores deixam este ainda mais intrigante. Isto porque Delphine sempre coloca em xeque o real e a ficção, além disso, o último livro antes deste também foi um enorme sucesso.
Baseado em Fatos Reais ganhou dois prêmios e foi adaptado para os cinemas sob a direção de Roman Polanski. A curiosidade é que: a esposa de Polanski, atriz e personagem de Delphine nas telonas, foi quem apresentou a história ao diretor.
Ficou curioso? Compre o livro nos links abaixo e ajude o blog 😉
0 Comentários