A vitória está no caminho


 “Mamãe eu ganhei, eu ganhei. Lembra? Eu não ficava no alto. Agora eu fiquei. Eu fiquei no pódio mais alto.” Ela saiu dando pulos de alegria pela conquista. Depois de tanto tentar, ela conseguiu. Ela conseguiu...


A vitória é toda dela! A felicidade que a impulsiona nos pulos e gritos acontece porque ela sentiu a vitória como fruto do resultado do esforço dela. Ela precisou ser persistente, quando perdia e, mesmo reclamando, seguiu tentando. Sim, ela ficou triste e muito, muito brava pelas vezes que não via a si mesma no pódio. Em alguns momentos, reclamou o direito de estar no pódio, apenas por ser ela, independente do esforço. Mas, aprendeu que ali, naquele jogo, não seria assim. Ela precisaria treinar e se esforçar para conseguir o seu lugar. O lugar tão desejado.

Aos poucos ela descobre o valor da perda, faz parte do processo e faz ela amadurecer. É a etapa essencial para prestar atenção nos erros, nos acertos, pontos fortes e pontos fracos, inclusive, estudar melhor os jogadores, afinal de contas, todos estão na mesma corrida. Nesse caminho ela descobriu a diversão, pois entendeu a necessidade do equilíbrio para um jogo mais interessante.

E assim, talvez ela entenda que a vida não é só para ganhadores, é para quem está disposto a encarar todo o percurso para conquistar o prêmio final. Um caminho que vai fazer toda a diferença no gosto da vitória ou da derrota. Derrota sim, porque neste caminho, as perdas tendem a ser maiores e... tudo bem! Faz parte!

0 Comentários