Todos guardam um segredo



Porque somos tão preocupados com os segredos do outro? 

Tenho observado como existe uma certa fascinação pelo segredo alheio e, ao ser descoberto, é motivo de celebração ou de raiva. Leituras, filmes, histórias, vidas reais, não importa o espaço da narrativa, os segredos são sempre vistos como vilões, podendo ser o elemento principal usado para colocar à prova as relações - dos amigos, dos parentes e, claro, dos amores. 

Interessante é que sempre julga-se o outro pelo segredo não contado, esquecendo de si mesmo com relação ao próprio segredo. Às vezes, não é nem um segredo, mas algo só seu. Afinal de contas, a verdade verdadeira, negada por tantos é: todos escondem algo, ou melhor, todos têm questões não compartilhadas com ninguém. É profundamente pessoal!

Não, ninguém é 100% honesto, 100% verdadeiro. A própria civilização e modos de agir 'adequadamente' nos orientam para comportamentos que nos exigem preservar no mundo privado algumas de nossas ações, reações, modo de ser e pensar. Às vezes, não conseguimos atingir o nível de 100% nem conosco, preferimos tentar ser '100%' para o outro e nos enganamos.

Por isso, às vezes, parece que o segredo é superestimado... ao mesmo tempo, corre-se o risco de ser confunddido com a mentira, afinal de contas, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ou não?!

Enfim, todos guardam um segredo, no mínimo, e isso não é ruim. Acho...Certo?! 


0 Comentários