Desafio de Criança (Challenge of Child)

                                                                                                    Foto | Bubbles by Carolina Teixeira
Carolina Teixeira

Eu estava apenas andando de bicicleta quando fui parada por uma garotinha, não com a mão ou alguma coisa parecida com isso, mas com os olhos. Ela também estava andando de bicicleta, com a mãe dela - na verdade, a mãe dela só estava andando -, uma perfeita bicicleta de menininha. Cor de rosa, algumas rosas e duas rodinhas - uma no lado direito e outra do lado esquerdo.

Aqueles olhos me falaram: eu preciso de algum desafio. Você pode me dar? Então, eu apenas sorri e comecei a correr com a garotinha. Foi incrível! Ela corria com vontade. A mãe dela também correu, porque a criança começou a correr mais rápido. Eu e a mãe não paramos e ao mesmo tempo gritávamos palavras de encorajamento, como: vamos, vamos, você pode, não desista! Foi lindo!

É realmente interessante como as crianças aprendem com os adultos. E, mais interessante ainda ver como os adultos não entendem nada deste momento. Aquela menina estava precisando de algum tipo de desafio, quando a mãe dela decidiu apenas andar enquanto sua filha andava de bicicleta, ela tomou a decisão errada. Não é o mesmo exercício, então aquela criança nunca correria com uma bicicleta.

Por causa disso, estava pensando. Crianças não são apenas pessoas pequenas que copiam os adultos e pronto. A situação é: elas precisam de desafio, e tentar fazer coisas de adultos parece algo desafiante, somente pelo simples fato de eles serem altos, grandes!

Então, na maioria das vezes, se você quer ensinar alguma coisa para seus filhos, é preciso ir para a ação. Por exemplo, se você prefere comida doce a comida salgada, dificilmente seus filhos comerão comida salgada. Eles entendem: "porque preciso comer isso se meus pais não comem? Mas, se eu comer a mesma coisa, eu posso mostrar como gosto das mesmas coisas, e posso fazer as mesmas coisas que eles." A mesma coisa acontece quando você tenta falar para suas crianças que fazer exercícios é bom para a saúde, se você fica o dia inteiro sentado no sofá.

Eu sei, é completamente bizarro, mas começo a concordar cada vez mais com isso. Então, aquela velha história - faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço - não funciona. Não apenas porque as crianças gostam de copiar, mas por que ela também gostam do desafio do momento. Então, se desafie!!


If you need a English version, just click ...



I was just riding a bike when I was stopped by a little girl, not with a hand or something like this, but with her eyes. She was riding a bike too, with her mother - actually, her mother was just walking -, a perfect girl child bike. Pink, some roses and two caster - one in a right side and another in the left side.

Those eyes told me: I need some challenge. Can you give me? So, I just smile and started my run with that little girl.  Was amazing. She ran with ease! The mother's girl runs too, because the girl was starting run faster. Me and the mother didn't stop and in a same time screamed some words of encouragament, as: go go, you can, don't give up!

It's really interesting how as kids learnt with the adults. And, more interesting see how as adults didn't understand nothing about this moment. That girl was needing some kinf of challenge, when the mother's girl decided just walk whole her daugther was riding a bike, she was a terrible decision. It isn't the same exercises, so that child would never run with a bike.

Because of this I was thinking about. Children wasn't small people who copy adults and it's over. The situation is: they need challenge, and try to do adults' things sounds some kind of challenge, just because adult people was tall, was big!

So, in most cases, if you wanna teach something to your kids, you need to do that thing. For example, if you choose sweet food than salty food, hardly your kids will eat salty food. They understand: "why do I need to eat that thing if my parentes don't eat? But, if I eat the same food, I can show how I like the same things, and how I can do the same adults' things." The same thing happened when you trie to tell to your kids that do some exercises is good for their heath, if you just sitting in a sofa all day.

I know, it's completly bizarre, but I'm starting to agree with this more than a few year ago. So, that old sentence - Do as I say but not do as I do - doesn't work. Not just because the children likes to copy, but because they like so much the challenge moment, too. So, challenge yourself!!

0 Comentários