Eu só quero dizer ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ, porque quero!


ℰ𝓊 𝓉ℯ 𝒜𝓂ℴ!

Por que estas palavras são tão desejadas e tão temidas? Estes dias estava vendo um filme que a personagem falou 'eu te amo' e ficou super maus porque o outro não respondeu 'eu te amo' de volta. E a pessoa que não falou, ficou super maus por não ter falado.

Por que?

Por que era preciso dar uma resposta logo depois da declaração? Por que o outro esperava que a pessoa estivesse pronta para responder o mesmo? Afinal de contas, cada um não tem o seu tempo? E, por que exatamente o ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ exige uma reposta assim, de bate e pronto? 

Sim, tudo isso surgiu destas três palavrinhas. Falar ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ é uma delícia, principalmente quando não esperamos nada em troca. Nem ficamos com a pulga atrás da orelha pensando se a pessoa que falou espera por algo em troca. Nem, ficamos desconfiados achando que acompanhado destas palavras virá uma notícia desagradável. 

ℰ𝓊 𝓉ℯ 𝒜𝓂ℴ deveria ser bem mais leve. Bem mais tranquilo. Interessante que no espanhol o te amo nada mais é do que 'te quiero', que em português brasileiro seria coisas completamente diferentes. O 'te quero' algo mais carnal, talvez, enquanto o 'te amo' algo mais emocional. 

Começo a pensar o quanto a responsabilidade do ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ é sempre jogada para a pessoa que recebe o te amo. E, tem algo errado, esquecem do pronome EU nestas três palavrinhas. EU que estou amando, EU que falei, EU que preciso entender que EU estou com este sentimento dentro de mim. 

Não importa o que aconteça do outro lado, claro é preciso cuidado né, porque também investir amor demais em uma roubada faz um mal danado, mas, por isso atenção ao EU nisso tudo.

Não é preciso esperar do outro para declarar ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ. Não precisa esperar respostas, reações, nem nada disso. É uma situação vivida e sentida por você, o ato de externalizar ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ para o outro é porque você ficou com vontade ué. Aqui está a simplicidade do amor. A gente ama, apesar de. Não por causa de. 

Amor é algo que vai além de muitas explicações. Você pode amar algo que o outro não ama e, qual o problema? Você tem completo direito de falar ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ sem querer nada em troca, e, na verdade, faz ainda mais sentido. Já que o amor vem de você para o outro.

Precisamos também aprender a receber AMOR. Receber sem nos sentirmos obrigados a devolver na mesma moeda, no mesmo tipo de declaração. À vezes, a resposta vem com um sorriso, um abraço, um rosto vermelho de embaraço. Às vezes não vem, e está tudo bem. 

Afinal de contas, porque todos acham que todos sabem o significado do ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ. Para alguns, o amor pode ser algo completamente novo, uma emoção a ser descoberta. Caso exprema demais, ansiando pela resposta para o ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ, a pessoa pode simplesmente fugir. Não espere a resposta. E deixe o outro confortável, mostre que ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ pode ser incrivelmente belo.

É doido como é normal falar palavrões que antes machucavam e hoje são ignorados - apesar de ter minhas dúvidas se realmente não machucam de alguma forma. Contudo, ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ subiu a um patamar de sensibilidade muito elevado,  tornando-o quase intocável para muitos.

Como se o uso fosse liberado apenas para um grupo seleto de pessoas. Ou seja, às vezes é mais permitido, e natural, dizer "vá a merda" - desculpa aí -, do quê - ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ. Dá vergonha falar ℯ𝓊 𝓉ℯ 𝒶𝓂ℴ. Já pensou pra quantas merdas você mandou e quantos eu te amo declamou?

Amar alguém depende mais de cada um de nós do quê do outro. Então, tome cuidado e não caia na armadilha de exigir do outro algo que não é obrigação do outro. Isso inclui o momento em que entendemos o que é amar à nós mesmos. 

Talvez seja esse o princípio de tudo, as dificuldades em amar e se permitir ser amado passam necessariamente pelo amor próprio. Não adiantar buscar no outro aquilo que precisa vir de você.

𝒮ℯ 𝒶𝓂ℯ! 𝒮ℯ 𝒸𝓊𝒾𝒹ℯ! E então, permita-se amar o outro sem medo, sem precisar de reciprocidade e deixando que a beleza do amor invada a sua vida. 

2 Comentários