Eu assisto, eu palpito

                                                                                      Divulgação

O Ibope Nielsen Online divulgou ontem (25) o estudo Social TV em que descobriu que atualmente cerca de 40% dos brasileiros navegam na internet enquanto assistem televisão. A pesquisa em questão apenas veio para confirmar o que tem sido visto no comportamento das pessoas nas redes sociais e a atuação de empresas de propagandas ante a esta nova realidade de consumir. Isto é, o consumidor lança mão de ser apenas um espectador para participar do produto oferecido.

Sem a adição da internet os brasileiros assistiam televisão e não viam a hora de se encontrar com os amigos para contar sobre o que viram, atualmente tudo é feito simultaneamente. Basta entrar nas redes sociais para ver o quanto as pessoas falam sobre a programação que está assistindo. 

Esta integração de mídias é conhecida como convergência digital e tem, cada dia mais, se intensificado na vida dos brasileiros, seja um jornal que o faz ir até o site para ter informações adicionais ou a televisão que aproveita o lançamento de cantoras na novela para lançar o clip no YouTube. Esta facilidade permite aos espectadores da televisão uma interação mais promissora e interessante. 

Através das redes sociais, como Twitter é possível saber qual programação tem gerado mais polêmica, agradado ou desagradado. Basta estar atento e observar o quanto a opinião do que está sendo passada é refletida na internet. Não à toa, a empresa Nissan ganhou novos clientes ao divulgar a campanha 'pôneis malditos' cuja repercussão foi maior ainda devido a continuidade existente na internet e até mesmo o Itaú que utilizou de um vídeo que havia feito grande sucesso na internet para fazer uma de suas propagandas de maior sucesso.

A convergência digital não apenas abre portas para o espectador mostrar sua reação ante ao que está assistindo como facilita o mercado a enxergar qual a exigência do seu consumidor. Seja para um escritor de novela modificar ou não a sua história, ou uma empresa compreender qual perfil tem participação real em certa programação para divulgar o seu produto, podendo aproveitar melhor o espaço oferecido e desperdiçando menos investimentos.

É importante atentar ao fato de que estes estudos comprovam como o consumidor optou por usar mais de uma mídia - ao mesmo tempo -, ao invés de trocar uma pela outra, como era temido. E está satisfeito em ver a possibilidade de ser ouvido e visto pela internet não sendo apenas um ponto na audiência, mas um personagem real cuja participação faz gerar o todo.

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