O tempero da vida

A canela faz as pessoas olharem uma nos olhos da outra - prestando atenção na conversa de seu avô com uma cliente que vinha comprar temperos para as almondêgas que deveriam ser perfeitas no quesito sabor, o pequeno Fanis é fisgado pelo verdadeiro sabor que os temperos possuem.

Não se tratava apenas do delicioso aroma, ou daquele toque especial nos banquetes que sua família cuidadosamente preparava, afinal de contas, em uma família grega é mais do que importante o momento das refeições. Algo mais era ensinado.

Vassilis, avô de Fanis, era o responsável por apresentar ao pequenino um mundo diferente. Ensinava sobre a vida, inclusive astrônomia utilizando de seus temperos. O garoto fica fascinado com a riqueza dos pós coloridos, sementes distintas e ramos não tão cheirosos.

Aprende a observar. Alguns momentos na loja de tempero com o avô foram o suficiente para que ele compreendesse o que queria da vida, que deveria lutar pelos seus sonhos e, que a vida sempre lhe daria momentos de aprendizado. Era preciso estar em constante atenção.

Mesmo quando foi contra a vontade de todos, insistiu, e mostrou que a cozinha não era apenas para mulheres gregas e a astronomia possuia muito mais do que apenas estrelas que já haviam morrido milhares de anos. Porque não alguns pontos 'vermelhos'?!

A surrealidade, paixão pela vida dão a delicadeza profunda no filme O tempero da vida. Não espere imagens hollywodianas, mas sim, uma pequena amostra da essência da vida, com a devida homenagem ao momento que apreciamos e não vivemos sem: a refeição.

0 Comentários