Nunca a expressão 'que coisa utópica' fez tanto sentido como após o término da leitura de Utopia.
O berço da expressão apresenta um mundo perfeito, onde o ser humano tenta apenas viver da melhor maneira possível.
Clássico da literatura é capaz de tirar alguns sorrisos de 'até parece' e expressões 'podia ser assim.'
Discutir o que seria perfeito para uma sociedade é iniciar um círculo sem fim, afinal cada um possui a sua postura de vivência.
Certa vez li que para muitos cubanos a saída de Fidel não deve significar, necessariamente, liberdade. Nasceram e conhecem apenas o seu sistema, o básico é fornecido com qualidade. Para que outro mundo onde até o básico é barganhado?!
Seria o mesmo que tirar de nós o capitalismo e inserir o socialismo, é fácil desejar, mas será que realmente estamos prontos para largar as nossas compras no shopping ou no mundo virtual?!
Antes mesmo de brigarmos por nossa utopia particular é preciso compreender o que realmente somos e aceitamos ser. Entender que vai além do mercado, do poder, etc.
A utopia está no bem estar, na educação, na aceitação e valorização de ter nascido um ser humano, independente da sociedade em que vive. Parar de sonhar, murmurar e, apenas viver.
À primeira vista pode ser muito fácil e agradável ser um utopiano, porém a verdade é que é preciso ser 'utópico' para conseguir viver no mundo de Utopia.
1 Comentários
Engraçado, utopia é um termo bastante utilizado no nosso mundo pós-moderno. Mas eu nunca li nada sobre isso.
ResponderExcluirAproveitei o seu texto e dei no Google. No Wikipédia, achei as seguintes definições:
- Utopia algo irrealizável, inatingível.
- Utopia, conceito de Sociologia que representa uma situação ou lugar ideais onde as instituições são extremamente aperfeiçoadas.
- Utopia, obra de Thomas Morus (1480-1535) que descreve um país ideal de mesmo nome.
Agora, fiquei curiosa. Vou procurar saber mais sobre o assunto!
Beijos