Cadeira de Balanço: Shakespeare & Company


Num tom do mais total desânimo, ele concluiu: "Agora meu livro nunca mais vai ser publicado". Toda esperança de publicação nos países de língua inglesa, pelo menos por um bom tempo, se fora. E ali, na pequena livraria, estava James Joyce sentado entre suspiros profundos.  
Sylvia Beach

Shakespeare and Company me atraiu pelo nome. Quantas vezes não vi o nome desta livraria em filmes, ou alguém comentando sobre. Sempre tive vontade de saber um pouco mais do porquê era tão famosa. Então, peguei na mão, e comecei a ler sua apresentação. Ao saber que a livraria não só existiu como fez parte da vida de muitos escritores e, principalmente, foi sua dona Sylvia Beach (também quem escreve o livro) responsável pela primeira publicação de Ulysses de James Joyce eu soube: precisava ler.

Não me arrependi. O livro é delicioso de ser lido e uma pequena viagem no tempo e, melhor ainda, no momento de grandes escritores ingleses, franceses e outros que atualmente são considerados grandes clássicos da literatura. Ouso até afirmar que Woody Allen fez a leitura desta obra para escrever o belíssimo Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011). 

Sylvia não escreve um livro, a sensação real é de que senta do nosso lado para contar as histórias vividas na pequena e agitada Shakespeare and Company, são vários os momentos em que nos sentimos dentro da livraria. E até, um frio na espinha surge quando alguns personagens literários aparecem com toda a sua naturalidade humana.

Para os amantes de James Joyce o livro é quase obrigatório. Sylvia tinha uma admiração incrível pelo escritor, desta forma conta várias histórias vivenciadas com o escritor, bem como a dificuldade em publicar Ulysses e o tumulto que a história causou - não sei se você sabia, mas a obra era considerada erótica. Pois bem...

O livro é uma viagem no tempo. Entender como surgiu o legado da Shakespeare and Company, como a paixão pela literatura fez com que uma americana fizesse parte da história com sua pequena livraria em Paris, que pouco ou nada lucrava, é realmente fascinante.


Shakespeare and Company - Uma livraria na Paris do entre-guerras
Sylvia Beach
Casa da Palavra
2ªEdição 2004

0 Comentários