Cadeira de Balanço: Notícia de um Sequestro

"Falou-se que o governo havia feito o decreto como concessão aos traficantes pela pressão dos sequestros. Na verdade, o projeto estava em processo desde antes do sequestro de Diana, e já tinha sido proclamado quando os Extraditáveis avançaram mais uma peça com os sequestros quase simultâneos de Francisco Santos e Marina Montoya. Mais tarde, quando oito reféns não bastaram para obter o que queriam, sequestraram Maruja, Pachón e Beatriz Villamizar. Aí tinham o número mágico: nove jornalistas". 


Na obra Notícia de um Sequestro o escritor/jornalista colombiano Gabriel García Márquez utiliza dos recursos da literatura e das redações para narrar com agilidade e envolvimento os sequestros acontecidos em 1990 na Colômbia, por narcotraficantes. O resultado é: leitura agradável e intensa.

Mais do que somente narrar a situação dos sequestrados pela organização do traficante Pablo Escobar, Márquez faz questão de mostrar os vários lados da moeda. Desta forma, as histórias se mixam entre sequestrados, sequestradores, políticos envolvidos (direto ou indiretamente), familiares (dos sequestrados e dos sequestradores), bandidos e vilões. Isto é, nada fica de fora nesta história que não apenas conta a notícia de um sequestro, como diz o título, mas de vários.

A história consegue mostrar o quanto um sequestro pode mexer física e psicologicamente com as pessoas. Como é necessário mais do que forças internas para se manter vivo em uma situação em que outros não sabem de seu paradeiro. Márquez consegue nos direcionar de tal forma que nos perdemos entre ficção e realidade, e se emocionar com uma libertação ou ficar incrivelmente irritado com determinadas ações no processo de negociação.

Os sequestros aconteceram no passado, mas a leitura nos faz acreditar ser o passado atual. Confesso ter ido à internet para saber mais informações sobre os envolvidos, de deixar de fazer algo para saber qual notícia seria dada no jornal (do livro) o paradeiro dos jornalistas.

A escrita de Márquez esta simples, como uma leitura de notícia de jornal, contudo, mais informativa e curiosa, afinal de contas, quem nunca quis saber mais do que apenas a notícia divulgada?! A mesclagem literária deixa o texto mais dramático, entretanto, sem exageros, nada que a vida real não fosse capaz de vivenciar. Este é o auge de Notícia de um Sequestro conseguir mostrar a graça da produção mista de jornalismo e a literatura. 

0 Comentários