Diversão com a Literatura

Ler livros está virando moda. A tentativa é criar leitores que se interessem e se envolvam com as histórias e não se sintam pressionados pelas palavras. Várias são as táticas: ensinar as crianças logo cedo, com gibis ou afins, mostrar aos adolescentes que pode ser fascinante e, os adultos, utilizam para passar o tempo no metrô, ônibus ou até mesmo carro.

São Paulo não poderia ficar atrás dessa nova realidade. Suas bibliotecas estão se preparando, cada dia mais, para explorar o mundo do livro além das páginas numeradas. E, dar mais emoção ao momento da leitura. Não se trata apenas da qualidade dos livros, do fato de existir a internet para seus usuários, ou, melhor, infraestrutura. Mas, sim, explorar temas, como as Bibliotecas Temáticas.

Espalhadas pela cidade a proposta é explorar profundamente o tema para qual foi selecionada. É preciso criatividade, então, não ficam apenas nos volumes sobre o assunto, mas também, cursos, eventos, debates, shows e até, encontros com autores. São oito temas.

O mundo das ciências é explorado pela Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa. Já a fantasia fica por conta do mundo Fantástico da Viriato Corrêa, na Vila Mariana e os encantados contos de fadas, na Hans Christian Andersen, no Tatuapé.

O meio ambiente está próximo do Parque da Aclimação, na Biblioteca Raul Boop. O Tatuapé ainda recebe as diversas faces da música na Cassiano Ricardo, enquanto o espaço da poesia é proclamado na Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. As curiosidades da cultura popular percorrem Santo Amaro na Belmonte e o cinema mostra toda sua magia na Roberto Santos, no Ipiranga.

As bibliotecas tentam se caracterizar de acordo com suas temáticas e, com essa proposta, buscam fascinar mais e mais moradores. Afinal de contas, são passeios que não dependem, somente, de seu gosto pela leitura. É possível descobrir uma outra diversão nas bibliotecas. A literatura fantástica já fez a Biblioteca Viriato Corrêa ficar aberta de madrugada. Então, em alguns momentos, é possível ver o não silêncio invadindo esses espaços.

Passear por essas temáticas poderá ser uma experiência à parte, além de propiciar um gosto diferente para as letras impressas em uma brochura qualquer. Fique atento às programações, muitas são gratuitas e bem interessantes, desde aprender a produzir um livro, a discutir sobre determinado cinema ou, conhecer outros amantes da nova maneira de se ler livros.


1 Comentários

  1. orra, bem legal.. fantasia é um dos temas que eu mais gosto de ler .. e é aqui do lado, na vila mariana... nem sabia!! hahaha bjs

    ResponderExcluir