Por um sinal verde

Ser pedestre na terra onde carros dominam é sempre uma verdadeira aventura. Seja pela ausência de calçadas decentes, lugares inteligentes para atravessar, afinal de contas, alguém, certa vez ensinou: atravessar na esquina não é uma boa. Então, porque as faixas ficam na esquina?!

Ah, as faixas e os sinais para pedestres. São sempre estranhos, comportamentos duvidosos, é como se os motoristas não o considerassem. Será que é porque entendem ser apenas sinalização para pedestres?! Vai entender...

Isso porque, digo e repito, aprendemos naquelas aulas chatas de CFC que 'a prioridade é do pedestre'. Onde?! Infelizmente, não por aqui.

Certa noite, por volta das 21h, e 17º fiquei aguardando o sinal, para pedestres, ficar verde. Se trata de um cruzamento perigoso, sempre espero o sinal verde. Não vale a pena arriscar, não ali. Os motoristas fazem questão de ultrapassar até quando é vermelho para eles.

Ok. Lá estou eu aguardando. Pacientemente, como sempre, aperto o botão e aguardo. Aguardo...aguardo...Frioooo!!! Noite muito escura...Começo a estranhar, então observo. A rodada de sinais abertos para carros, aconteceu e se repetiu (pelo menos umas três vezes). Logo, conclui: o de pedestre não está funcionando.

Perfeito!!! A coragem para atravessar, o que é perigoso já de dia, foi difícil de ser encontrada. Até que um pedestre surgiu do nada, compartilhei a situação e, lá fomos nós. Ele foi meu escudo.

Vida de pedestre é assim mesmo...uma prioridade não conquistada!

0 Comentários