Aprendizado no Esquecimento

Educação sempre será um assunto polêmico. Não a educação que, teoricamente, deveria ser ensinada pelos pais, mas, aquela que aprendemos História, Geografia, Ciências, Matemática, etc.

Todos sabem da importância dela. A necessidade de ensinar o indivíduo a pensar, a ter pontos de vista, saber ligar fatos e até discorrer, mais sabiamente, sobre eles. Logo, esta é a primeira a ser deixada de lado, pois, como já avaliado, fica mais fácil 'administrar' cabeças não tão pensantes.

Enquanto alguns governos não melhoram a qualidade, para facilitar, outros, compreendem que podem dar qualidade, entretanto, moldando da maneira que acreditam ser melhor para o cidadão. Desta forma, conseguem direcionar os raciocínios.

Não vou aqui dar voltas em um assunto que parece não ter fim. O que chamou atenção hoje foi o texto Cautela para Reescrever a História do Iraque, no O Estado de São Paulo, sobre o novo currículo do Iraque. Este novo currículo não detalhará muitos fatos vivenciados pelos cidadãos iraquianos. E, os professores, aprovam.

Por um lado é compreensível, pois, para quê lembrar algo que machucou tanto os seus. O que é ruim precisa ser esquecido e a vida precisa continuar. Porém, a preocupação está no limite escolhido para entrar no esquecimento. Isto é, até que ponto a história deve ser esquecida?! Não prejudicará a ação e decisão dos cidadãos em formação?!

Já assustei, quando vi Fernando Collor de Melo entrando, como se nada tivesse acontecido, pela porta da frente no Palácio. Isso porque muitos conhecem sua história no país e, outros, aprenderam em sala de aula. Esse só um pequeno exemplo de tantos outros. Acontece que ele foi da minha época de descobertas políticas, logo, me marcou mais. Imagine então, se sua história fosse retirada dos livros em respeito aos que sofreram...o que seria de Sr.Collor. Presidente?!

Não sei. Só sei que tenho grandes dúvidas com relação ao que deve ser e o que não deve ser ensinado nas salas de aula, principalmente se tratando da história da sociedade. Eu bem sei que não me ensinaram tudo e, que, muito foi escondido. Entretanto, assim tão descarado e aplaudido por um corpo docente, realmente assusta.

0 Comentários