O diabo não veste apenas Prada.

O "emprego dos sonhos" de qualquer garota era seu, o detalhe é que ela não fazia parte desse quadro de garotas, era diferente. Não era exatamente o que queria como emprego e, para ser bem sincera não conhecia verdadeiramente o produto e não tinha nada semelhante a ele. Porém, era necessário, uma boa oportunidade de ganhar dinheiro enquanto não conseguia o que realmente nasceu para fazer.

Apesar das roupas caras, jantares requintados, viagens internacionais, eventos importantíssimos e motorista foram as ordens anormais e tratamento desumano da chefe que mais pesaram. O trabalho ficava cada vez mais indesejável, tentava se iludir pensando que muitas queriam estar em seu lugar. Agüentou bastante tempo até que descobriu que era um ser humano e devia ser respeitada, pediu demissão.

Para muitos é bem possível que exista certa identificação com os momentos profissionais de Andrea Sachs em O diabo veste Prada. Não se trata de um romance bobo qualquer, universitários que estão tentando entrar em um mercado cada dia mais competitivo através dos famosos estágios se surpreenderiam com a familiaridade do assunto.

O fato é que a palavra "estágio" não costuma ser acompanhada de êxtase por parte daqueles que terão de vivenciar. Pelo contrário logo significa: salários ridículos, ser secretário ou auxiliar de escritório mesmo que não esteja cursando nada do gênero, nem metade das regalias que Miranda fornecia à sua funcionária, assedio moral, etc etc. Alguns se questionam se a escravidão não acabou.

Como a possibilidade de fuga dessa profissão tão temida é quase nula, o jeito é acreditar que você pode fazer o melhor mesmo naquilo que nâo deveria ser de sua responsabilidade, mostrar a competência e aos poucos ocupar o espaço que tanto anseia. Ser um estagiário não é nada fácil, contudo é possível ser mais. E ainda exigir por maior respeito.

Após tentar ocupar o seu espaço Andrea decidiu que estava na hora de dizer adeus e correr atrás de seu verdadeiro sonho. Para tomar essa decisão foi preciso coragem e aprendizado, talvez anterior ao que passou essas fossem ações que não estavam em sua vida, era apenas alguém que morava com os pais e acabou de se formar, pronta para salvar o mundo. Isto é, mesmo sendo uma das suas piores experiências foi esta a responsável pela compreensão do que de fato queria e criar uma postura profissional real.

É possível afirmar que nenhuma experiência profissional é completamente desastrosa, mesmo quando está vivendo no caos verás que algo se aprendeu. Amadurecer, virar adulto e a descoberta da carreira profissional não são tarefas fáceis. O estágio pode ser de fato uma das experiências mais importantes para o resto de sua carreira, mesmo que inicialmente pareça ser ali o próprio inferno, independente se o diabo veste prada ou roupas de liquidação.
Livro: O diabo veste Prada.
Lauren Weisberger

1 Comentários

  1. Anônimo10:24 PM

    Eu A-D-O-R-O esse filme. Ainda não tive tempo de ler o livro, mas sei que irei gostar bastante também... A história é ótima e cativante. Muito boa a análise!!! Beijos :)

    ResponderExcluir