Mistérios das Leis de Trânsito

Cuidadosamente dou ré. Um carro aguarda. É preciso virar a direção com certa velocidade, para voltar o carro na posição certa e não atrapalhar o trânsito de lá, e de cá. Primeira marcha. Sigo em frente. Faixa de pedestre. Pedestre. Paro, antes mesmo de ganhar velocidade.
Param atrás. Alguém buzina. A senhora começa sua travessia, vagarosamente, com ajuda de uma bengala, quando atinge metade da rua, olha para o sentido contrário ao da mão de veículos.
Todos gritam. Um carro freia.
- Seu babaca!!!!! Folgadooooo!!!! Não está vendo a faixa não.
Fico irritada. Grito para o motorista apressado, na contramão, por pouco atropelava. Era o dono da buzina. Em cinco segundos a vida de todos poderia ter sido mudada.

Nenhuma multa. Nenhuma advertência.

Desço com velocidade reduzida. Dou seta para à direita. Pouco a pouco encosto. Sou mais uma na fila de espera. Carros com piscas ligados é permitido parar, não estacionar.
Não faz sentido, de um lado proibido estacionar e parar, do outro proibido parar. Tudo na ladeira para o metrô.
Ouço o barulho de uma viatura. Sinaliza, como se estivesse limpando o pó no ar com as mãos. Todos devem sair. Abro a janela. Pergunto. Saio. Viro à direita, darei a volta. A polícia se aproxima e, desta vez, quer conversar. Explica: não pode nem com pisca ligado.
- Mas, qual o tempo no pare com pisca ligado?
- Não sei. O suficiente para embarque e desembarque senhora.
- Ok. Desculpe.
- Sem problemas, desta vez não vou atuar.

Nenhuma multa. Uma advertência.8
Paro em cima de uma calçada rebaixada. Continuação do estacionamento. Na mão certa, sem contramão. Ligo o pisca, haverá desembarque e embarque. Entro. O manobrista vai até o carro e retira o carro.


Uma multa. Nenhuma advertência.

0 Comentários