Prioridades no Caminho!

Prioridade! Quem nunca ouviu ou teve que lidar com essa palavra? Mesmo quando não sabíamos falar direito, já vivíamos com esta palavra de uma forma ou de outra. Quantas vezes não aprendemos: primeiro os deveres depois a diversão. Você só vai brincar se fizer a lição de casa. A sobremesa só depois da comida.

A famosa prioridade é inserida em nosso viver de uma forma tão indireta que ficamos com a sensação de ser natural, algo completamente nosso. Quando damos conta, tudo é feito pensando no que é - ou não - prioridade.

Não significa necessariamente que estamos lidando com algo simples e fácil, pois quase sempre, o que é prioridade não é o mais desejável do momento. Sempre surgem dois lados para escolher e normalmente a prioridade está encostada do lado não tão legal.

Isto é, a prioridade não costuma estar vinculada com sonhos espetaculares, ela é mais básica. Mais assim...prioritária. Necessária e ponto final. Todavia, mesmo a prioridade sendo básica, ela pode ser a razão para o seu sucesso. Optar pela prioridade pode até não ser agradável durante o cumprimento dela, mas pode trazer frutos futuros positivos; então você entenderá o quanto foi importante fazer o básico, bem feito, apesar dos pesares. Algumas prioridades são investimentos de médio longo prazo.

Pensando assim, seguir a prioridade parece ser o melhor e mais fácil caminho para conquistar seus projetos. É como se a civilização lhe oferecesse uma ótima ferramenta para os momentos de difíceis decisões. Caminho mais fácil?! Talvez sim, talvez não. Em determinados momentos quando sossegamos na segurança oferecida pela prioridade podemos nos acomodar e estabelecer uma zona de conforto muito, mas muito segura, porém não completamente feliz. Alguns até usam a prioridade como desculpa para a não realização de qualquer outra coisa na vida. 

Contudo, novos riscos podem ser excelentes propulsores para novas e boas descobertas. Alguns sonhos precisam de mais coragem e menos prioridade. Não basta apenas dizer, não faço isso ou aquilo porque tenho prioridades. As prioridades precisam mudar com o tempo, acompanhando a dinâmica da vida. Para isso, é preciso atenção. Compreender até onde a prioridade é responsabilidade e até onde é comodismo. Uma linha tênue separa as duas coisas e pode ser a razão do seu fracasso ou da sua conquista. 

1 Comentários