Momentos (des)estressantes

Na vida aprendemos a aproveitar o tempo, ou pelo menos acreditamos que é exatamente isto que estamos fazendo. Então, usamos as novas tecnologias como uma solução incrivelmente sensacional para auxiliar neste processo e, enfim, termos os nossos 5 minutos de descanso.

Porém, quanto mais tecnologia usufruimos, mais tempo gastamos com elas, ao invés de gastarmos conosco. Quanto mais a vida se apresenta facilitada, mais a vemos com dificuldades que precisam ser resolvidas...ontem! Assim, não nos permitimos relaxar em nenhum segundo e ficamos mais e mais sem tempo.

O mais incrível é que esta ausência de tempo é feita por nós mesmos. Nós nos impedimos de  curtir e aproveitar momentos que poderiam ser digamos, mais prazerosos e menos estressantes. Exemplos?! Vamos lá!

Cena: trânsito parado e você está dirigindo. 
Você: fica nervoso com todos os motoqueiros, com o para não anda, com pessoas que parecem não saber dirigir, xinga, esperneia, olha o relógio ou o celular um zilhão de vezes, estrala os dedos e todo o mais permitido por sua mente estressante. 
A questão é: será mesmo que um trânsito é tão ruim?!
Você poderia: relaxar. Aproveitar que é o único lugar em que não pode atender o telefone e nem entrar na internet (teoricamente e pela lei, claro). Respirar. Colocar a música favorita para tocar, curtir o momento, cantar e gritar mais do que em karaokê (e de graça). Pode observar os carros, as vias e dar risada de ações sem noção de alguns motoristas. Curtir a pista e rir por ter errado e passado no buraco. Relembrar o quão é mais confortável estar em seu carrinho do quê em um ônibus parado no trânsito, com você em pé, mais meia dúzia de pessoas no seu quadrado, após um árduo e quente dia de trabalho.
Entenda: andar mais devagar pode ser algo muito bom e saudável em meio à rotina tão corrida.


Cena: seu carro esta completamente sujo.
Você: você já fica na bad. Esta tão sujo que alguém escreveu: me lave!!! O problema é que terá que contar as moedinhas, porque o lava rápido esta cada vez mais caro - R$ 20 a lavagem simples. Além de ter que levar o carro e ficar esperando, ou pior, voltar para casa andando, e depois ir andando pegar o carro.
A questão é: porque é tão ruim lavar o carro em casa?
Você poderia: lavar em casa. Acredite, o tempo de levar até outro lugar pode ser o tempo necessário para você mesmo fazer o trabalho. O custo é menor, fica do jeitinho que você gosta, pode adicionar agrados extras e investi um tempo em você - gastando calorias para lavar o carro e relaxando a mente. Aos pais com filhos, é um excelente momento para passar com eles, toda criança gosta de brincar de mangueira.
Entenda: realizar alguns trabalhos ao invés de pagar gente para fazer pode ser mais compensatório - financeiramente, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. O tempo 'gasto' para lavar um carro, não é 'gasto', pelo contrário, é melhor aproveitado!

Muitas outras cenas podem ser adicionadas como exemplos, qual a sua!? Descubra e tente levar uma vida mais tranquila, com melhor aproveitamento de tempo e menos paranoia. Você se surpreenderá.

0 Comentários