Fora da Sala de Aula

Conversávamos sobre debates realizados em sala de aula, mais especificamente sobre as eleições. Em uma conversa um pouco bagunçada em que apenas os envolvidos poderiam compreender, um senhor ao lado resolve ajudar.

- Olhe aqui, saiu sobre o debate. - disse ele enquanto mostrava a notícia em uma folha de jornal. - Eles não falaram do FHC, ou do Lula, mas ficaram defendendo só o lado que interessava, dá uma lida aqui. - insistia ele enquanto explicava o debate.

Eu não poderia dizer que não era sobre aquele debate a nossa conversa, muito menos cortar o assunto. Sabia, poderia ser um bom bate papo. Gosto de ouvir como as pessoas estão vendo a realidade política no país.

- Esses jornalistas, não eu, eles só defendem o lado que interessa. Eles deveriam nos informar. Então, eu procuro em ler em vários lugares e lembro do que aconteceu... - O senhor parecia à vontade para conversar sobre o assunto, fechou o caderno e começou a conversar.

Em pouco tempo ele deu uma aula de ética jornalística, aula de crítica da comunicação, aula de história da política brasileira - indo por Lula, Fernando Henrique, Itamar, Collor e até Figueiredo. Na aula de economia, o senhor lembrou que Fernando Henrique não criou o real, "o grande salvador da nossa economia", o governo responsável foi Itamar, e na verdade, FHC só aproveitou da situação "ele ainda deu uma rasteira no Itamar".

- E esses conjuntos habitacionais para pessoas mais pobres então! São construções que não acabam nunca, desde quando eu era criança via essa construções. Sabe, se o governo cuidasse dos responsáveis, e não deixasse que roubassem tanto...

Ele não parou! Ficamos conversando o caminho inteiro, e ele provou ser  um cidadão que está atento não apenas aos acontecimentos na cidade e país em que vive, como mais atento ainda aos meios de comunicação responsáveis por servir as informações de interesse público. Ele ainda conclui:

- Mas na verdade eu sei. Nem tudo é contado, muito não sabemos. E muito ainda é roubado, muito nos é tirado. A gente precisa ficar esperto.

0 Comentários