Cadeira de Balanço: Serena


"Era mais do que claro para os meus professores e colegas que eu não podia ter sucesso ali precisamente porque era uma mulher bonita de minissaia, com cabelo louro caindo em cachos pelo ombro".




Serena me chamou atenção pelo fato de ser uma história sobre uma espiã, basicamente isto. Fazia um tempo que não lia um livro sobre espionagem ou semelhante. Adoro este tipo de livro. O suspense, as surpresas, tudo me envolve, mas Serena me surpreendeu. Não era apenas um livro sobre uma espiã, era mais.

Acredita-se que a história é contada por Serena, pelo menos sua voz é mais presente do que qualquer outra, bem como seus pensamentos mais profundos, autos e baixos da vida. Em alguns momentos, como em um diário, Serena se arrasta e ficamos sem entender qual a necessidade de algumas informações.

Serena não é apenas uma espiã normal, mas uma mulher cuja vida lhe rendeu bons desafios e romances. Ah, os romances!! Tão distintos e tão complexos, mesmo em suas simplicidades ditadas por amores um tanto quanto bizarros. Não dá para deixar Serena de lado nem quando ela fica chata, pelo contrário. Uma mulher cuja independência não está tão presente em sua vida, suas decisões são tão moldadas e direcionadas que nem ela mesma consegue notar e fugir desta realidade. Uma verdadeira personagem de um romance.

E é nesta brincadeira de espionagem que IanMcEwan consegue nos inserir de maneira tranquila, pelo menos, aparentemente tudo está ali e para amantes da espionagem, muitas coisas podem até estar faltando e o ritmo pode distrair, contudo é preciso atenção aos mínimos detalhes porque a paixão literária de Serena pode mudar todo o sentido das palavras apresentadas por IanMcEwan.

A matemática e espiã Serena é uma apaixonada por literatura, não apenas pelos melhores, mas por todas as palavras possíveis de serem lidas. E, certamente, esta é uma das características que fará com que muitos leitores se indenfiquem com Serena. Sua voracidade em ler. A diferença esta em como a literatura pode ser mais presente na vida de Serena do que ela mesma possa imaginar. E me pergunto, será que o mesmo não acontece comigo?

Finalizar Serena de IanMcEwan - se é que Serena é dele mesmo ;-) -, foi uma das delícias mais gostosas oferecidas por uma boa literatura. Prazer em ler cada palavra, cada frase, cada capítulo, mesmo sendo ele os finais.

0 Comentários