Chopps, linguíças e pouca risada

A comédia brasileira E aí, comeu? (2012) conta a história de três homens - Honório (Marcos Palmeira), Fernando (Bruno Mazzeo) e Fonsinho (Emílio Netto) - e suas discussões amorosas/sexuais em uma mesa de bar. Aquela coisa de sentar e contar como foi o dia - conquistas e derrotas - com os amigos e claro, algumas 'loiras geladas'.

A história não é nova, mas até aí não é culpa do cinema brasileiro,  o cinema anda escasso de novidades. Contudo, o diretor Felipe Joffily e sua equipe novamente caíram no erro de Muita calma nessa hora (2010) e a outra comédia brasileira Cilada.com (2011) que é não saber aproveitar o timing exigido pela comédia, e acredito eu, o brasileiro tem. 

Comédia pede por uma agilidade de narrativa maior do que outro tipo de filme. Então fica a dúvida do porque estas comédias - comentadas acima - abusaram tanto de pausas no meio do caminho. E aí, comeu? poderia ter ganhado importantes pontos se anulasse suas pausas e acelerasse o enredo. Além do quê, até onde vai meu conhecimento, pausas são muito belas em filmes de arte ou drama. Ou até suspense, a depender da exigência.

O fator ruim deste direcionamento é a perda da qualidade cômica, que sabemos existir, em muitos atores presentes no filme e tira a força de cena engraçadas como as que o personagem Honório (Marcos Palmeira)   faz explicações presente na situação - isto é, ele entra em uma cena de sexo, por exemplo, para explicar alguns comportamentos do homem e da mulher. 

O filme faz com que a comédia tenha hiatos distantes de risadas intensas. Exato, os momentos de risada agradam o público, mas novamente ficam presos praticamente aos explorados no trailer e alguns extras - e a tentativa de tampar o sol com a peneira com muitos palavrões nos diálogos. Em 100 minutos de filme se tivermos metade de comédia é muito. Talvez fosse mais interessante não sair da mesa do bar, explorar mais o quanto mais bêbados mais os homens se soltam em suas conversas proibidas e explorar alguns flashes backs. Ou, simplesmente, tirar as pausas!! Porque o filme tem seus bons momentos!


0 Comentários