Clareando


Estou conhecendo Clarice. Estou me surpreendendo com a pouca clareza da vida de Clara, digo Clarice. Contudo, uma vida simples, simples, simples, lhe faltando muitas coisas no percurso - comida, roupas, moradia e sua paixão...livros.

Clarice não começou bem. Nova cidade. Nova cultura. Novos ares. Discutem sua nacionalidade; praticamente se veem no direito de lhe tirar sua identidade. Clarice dá um jeito. Sua força de menina, sua força de pessoa, sua força de mulher, impedem que lhe tirem o seu eu.

Estou conhecendo Clarice. Ela tem me preocupado. Dia a dia me cutuca para uma realidade cuja fuga é constante. Para minha paixão, para meu desejo. Não larga do meu pé nem quando deixo-a de lado. Fica na minha cabeça, martelando sem parar. Livros.

Clarice não permitiu o "fazer o quê?! Se é assim, assim é!", pelo contrário. Correu atrás de suas paixões, mesmo sendo necessário dar longas caminhadas durante dias seguidos para pegar o que haviam lhe prometido...um livro.

Estou conhecendo Clarice. Afirmam ter sido ela uma grande escritora. Ela nem falava direito, e isso não era devido suas raízes, mas simplesmente porque tinha a língua presa. Não ligava. Certos momentos até achava engraçado. Afinal de contas, e daí? A força de suas palavras estava na forma escrita, não na oral.

Clarice tentou várias e várias vezes antes de conseguir. Antes de se tornar a Clarice. Rejeitada ainda criança, poderia ter desistido de sua paixão, mas não. Permaneceu. Continuou. Conquistou. Escreveu.

Estou conhecendo Clarice. Descobrindo como o 'não' não significa, necessariamente, o nunca mais. Descobrindo ser a vida um excelente ponto de partida para qualquer história. Descobrindo como a escrita vem antes de qualquer leitor ou fama, ela simplesmente surge para satisfazer quem escreve.

Clarice ainda não terminou. Não acabou para mim. Não sei por quanto tempo ela estará ao meu lado, mas definitivamente, tem se mostrado uma amiga e tanto. Compartilhando momentos especiais e importantíssimos para minha caminhada. Para minha constante briga em dar atenção à minha paixão. 

Tentando clarear as minhas ideias...
Continuo conhecendo Clarice...

0 Comentários