Sobre moedas e trocos



- Vou ficar devendo dois centavos.
- Você não tem trocado?

Fazer compras com dinheiro é saber a necessidade de evitar, ao máximo, valores picados. Isto porque raramente você terá dinheiro trocado, e mais raramente ainda a moça do caixa terá troco para lhe devolver. Na brincadeira do 'fico te devendo', já deixei muitas moedas no comércio, às vezes, me pergunto se o dinheiro deixado foi tão pequeno. Afinal de contas, se fosse, os supermercados evitariam valores com o famoso 0.99.

Isto mesmo, existe uma quantidade de produtos cujo valor termina com o 0.99 ou, em poucos casos, com números quebrados, muito maior do que valores facilitadores de pagamento não trocado e sem necessidade do troco. Pense, 0.99 + 0.99 = 1,98, isto é, quem tem moeda de cinco centavos? E, pior, quem tem moeda de um centavo.

Essas moedas entraram em extinção, principalmente a de um centavo, e quando surgem, significa que alguém andou quebrando o porquinnho. Em 2009, o governo chegou a produzir cerca de R$2 bilhões em moedas novas, para tentar lidar com a ausência das moedas, contudo, segundo o próprio governo, cerca de metade destas moedas ficam paradas em porquinhos ou cofres.

Todos já notaram como temos dificuldade em fazer circular as moedas, seja pelo 'peso' na cadeira, ou pelo simples fato de não lembrar onde colocamos as redondas. Perdemos a noção do quanto são importantes, até o momento em que precisamos. 

Agora com toda essa dificuldade, e pelo visto, um hábito que deve piorar, já que os cartões de débitos entraram com tudo para 'salvar' o momento 'não tenho trocado', porque os estabelecimentos continuam insistindo em valores quebrados? Afirmo, de centavo em centavo devido no troco, o estabelecimento deve ganhar o seu. O transporte público também sofria deste mal, na cidade de São Paulo, os ônibus agora têm valores arredondados, para mais - infelizmente -, mas pelo menos evita bastante dor de cabeça.

Talvez esteja na hora de começar a cobrar os centavos devidos pelo comércio, ou, realmente optar em pagar com cartão de débito mesmo se o valor for R$0.99.

1 Comentários

  1. Anônimo10:40 PM

    De grão em grão a galinha enche o papo, e nós enchemos o cofrinho e ganhamos dor de cabeça de brinde. rs'
    Carolina, há quanto tempo não venho aqui saber de você! Mas antes tarde do que nunca, não é? E, bom, eu estava com saudades... E ainda estou. Estou certa de que levarei ainda algum tempo para me acostumar com as mudanças que vc certamente sofreu neste tempo em que nos ausentamos uma da outra, mas estou disposta. É bom reencontrar uma antiga amiga, mas que ainda é tão querida quanto nos velhos tempos.
    Beijo grande ;*

    ResponderExcluir