Coisa de adulto

                                                                    Foto | Julien Mauve

Enquanto aguardava o sinal verde de um semáforo qualquer, em um forte dia de calor, um garotinho ao meu lado tira sua camiseta. Penso como é bom ser criança, sem compromissos com nada, nem ninguém.

- Ei, me fala o que é ruim em ser criança?
- Não ser adulto. - responde minha amiga, quase que instantaneamente.
- Ué, mas e daí? - continuo.
- Ah, quando a gente é criança tem um monte de filme que não podemos assistir, por exemplo. - ela ainda tenta me convencer.
- Mas, a gente só sabe que não pode assistir e, tem vontade de assistir, porque algum adulto fala não é?!
- É.
- Logo, ser criança é tão bom que os adultos nos invejam e fazem o possível para termos mais preferência em crescer do que ser criança. - divago.
- Hum...acho que sim.

E nesta conversa concluo não existirem pontos negativos em ser criança. E o fato de nos ensinarem como o mundo 'proibido' dos adultos é mais fascinante, brilhante e divertido do que as bonecas e bolas, só pode ser um momento de inveja por não estarem apenas brincando. Afinal de contas, aqui entre nós, diversão mesmo, sem preocupações, só quando somos crianças.

Uma criança não liga se vai ficar roxa, se vai sujar a roupa, se vai quebrar o braço. Ela brinca. Não liga se ao tirar a roupa no meio da roupa, devido o calor, vão olhar para a sua barriga saliente. Ela tira. Mesmo não ter o brinquedo mais caro, não é da criança reclamar, mas do adulto ensinar como o brinquedo mais caro é o mais valioso, caso contrário, para ela, basta brincar. 

Nossas crianças estão crescendo, rápido demais. Descobrindo o mundo adulto antes de seus corpos entenderem o que é este novo mundo. E com isso, perdemos muito, elas mais ainda. 

Devíamos deixar de ser adultos tão invejosos e egoístas e deixarmos as crianças correrem descalças por aí. Afinal de contas, uma coisa é limite, outra coisa é tirar da criança o prazer de ser criança.

0 Comentários