O Blefe da Vida


                                                                                                           Google Images

Alguns jogos na vida brincam com a sorte, com o conhecimento, com a matemática. Desde jogos de pocker até um mercado de ações. O 'é tudo ou nada' pode surgir no meio do caminho, como grandes perdas e ganhos.  A vida não é muito diferente, talvez por esta razão, sejam jogos tão atraentes - tenho a impressão de que no fundo é muito mais pela semelhança da vida, cujo dinheiro é o único risco. Avaliando, não é nada comparado a vida.

Uma matemática muito além da vista por nossos olhos, na oitava série tive o prazer de ter um professor apaixonado pelos números, ele queria me mostrar o quanto podiam ser fascinantes, não pelo número em si, mas por todo esse brilhantismo de jogos da vida real. Conseguiu!

Cautela, riscos, cuidados, tentativas, falhas, perdas, ganhos, acontecem diariamente sem a necessidade de muito dinheiro. Até os famosos blefes surgem no meio do caminho, o problema é quando você acredita tão piamente neles que muda toda a sua vida por um deles. Como se recuperar ao descobrir que era um blefe?

Você até tenta ler comportamentos, busca se arriscar com os mais conhecidos, para não correr riscos tão intensos, mas, quando menos espera, o blefe surgi nas mãos da pessoa cuja confiança foi criada a muito custo. No blefe da vida, se ganha e se perde. Alguns blefam conscientemente, outros não o sabem, e você só descobre após lágrimas consecutivas, pois é complicado acreditar, elas são as coisas mais concretas para fazerem crer naquela jogada.

Por causa destes blefes aprendemos a não nos empolgarmos demais com boas notícias, ou deixamos de compartilhar conquistas, afinal de contas, e se...?! Isto é, aprendemos a conviver apenas com notícias ruins, afinal de contas, se esta for um blefe, saímos no lucro. Contudo, a vida pode se tornar um grande campeonato ruim e pouco emocionante.

Para um campeonato de qualidade é preciso vibrar com as conquistas, por mais que na próxima rodada você perca, por mais que um blefe te derrube. Excesso de cautela também podem te tirar do jogo, pior, pode impedir grandes jogadas. Lidar com blefe é aprender a viver, aprender a blefar, aprender a lidar com situações que te fortalecerão. Melhor: é aprender que qualquer jogada deve ser feita do seu jeito, da maneira que melhor te agrada, pensando muito mais em você do que no comportamento apresentado pelos outros presentes na mesa, por mais que um deles lhe demonstre grande apoio amigo.

Faça o seu jogo!!!

2 Comentários

  1. Anônimo5:17 PM

    Muito bom, show de bola, muito foda mesmo, só não entendi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi...poxa vida! Talvez um dia compreenda ;-)

      Excluir