Entre escadas e elevadores

                      Preferencial | Carolina Teixeira
Descia a escada rolante ao observar o homem vindo correndo, em minha direção, vinha do outro lado do corredor. Segurei firme no corrimão da escada. Fui acalmando aos poucos ao ver outro correndo logo atrás e mais outro.

Os três vieram num pique só. Não compreendi. Continuei a observar, então tudo foi esclarecido. Eles não queriam perder o elevador. Não um elevador normal, aquele preferencial sabe, para cadeirantes, pessoas com dificuldade de mobilidade, grávidas, bebês, etc e tal. A corrida foi digna de São Silvestre, logo, algo me dizia que eles não estavam no lugar certo.

Esta cena se repete constantemente na Estação Paulista de metrô. A estação é super profunda, então para chegar na rua é preciso paciência e muita, muita escada rolante - ainda foram legais de colocarem escadas rolantes.

Não, o elevador não é a opção mais rápida. Já calculei. Sempre cheguei primeiro do que os usuários irregulares de elevador. Mas, o nível do sedentarismo é tanto que corremos para pegar o elevador.

Hoje, na mesma estação estava a caminho da escada comum para descer - neste pequeno trecho a descida é feita somente por escada normal -, quando ouvi uma senhora falando com seu velhinho:

- Vamos devagar...Para descer todo santo ajuda.

Eles iam pé ante pé, a passos vagarosos. Pensei: eles não conhecem esta estação, parei e falei sobre o elevador para eles. Expliquei onde estava e qual caminho deveriam fazer.

- Vocês pegam o elevador, descem na entrada da catraca. Aí você pegam outro elevador, e outro.

- Vixi...tudo isso?! - Assustou-se a senhora. Eu só sorri. Eles agradeceram e foram até o elevador mais próximo.

Entre reclamações da quantidade de escadas rolantes e elevadores para chegar ao destino, a estação continua indo bem, um bebê engatinhando nesta doida cidade. Enquanto seus passageiros correm para se amontoarem no elevador mais próximo - depois reclamam da falta de espaço.

Ps: Para cada andar a ser subido são pelo menos duas escadas rolantes, mais escadas normais. Acho que o povo gosta mesmo é de ficar tudo juntinho, porque estes elevadores raramente estão vazios, rola até fila.

0 Comentários