Tá com pressa porque?

O filme Coincidências do Amor (The Switch, 2010) é um drama suave, apesar de dito como comédia romântica, interessante de ser analisado. Na história Kassie (Jennifer Aniston) decide ter um filho de maneira independente, seu amigo Wally (Jason Bateman) não concorda muito com a ideia. Entre brigas, pazes e surpresas que mudarão a vida dos dois o filme tem uma boa reflexão sobre o tempo.

A corrida humana em um tempo criado por nós mesmos para ser corrido. Mas, porque?! Qual a razão de tanta pressa se quando envelhecemos queremos ser novos?! Na tentativa de nos adiantar, nos atrasamos. Muitas vezes, nos perdemos e importantes momentos são deixados para trás por causa de uma corrida social sem sentido.

O carro surge para auxiliar o deslocamento, mas, ficamos parados no trânsito reclamando da vida. O avião para tornar as viagens mais rápidas, mas são tantas a idas e vindas exigidas pelo trabalho que o estresse não permite chegar em casa e curtir o momento de sobra. O celular lhe aproxima das pessoas, mas ao ficar nele por tanto tempo esquecemos da pessoa que está do lado aguardando você desligar o celular para compartilhar algo.

Não pulamos quando crianças, mas gastamos dinheiro nas academias quando crescemos. Deixamos de viajar, por falta de tempo, mas ficamos doentes por não termos dado um tempo para nós mesmos. Pregamos serem as tecnologias grandes maximizadoras do tempo, mas sempre inserimos uma nova tecnologia para otimizar este novo tempo ganhado, e, simplesmente, esquecemos de usufrui-lo.

Corremos tanto no dia a dia que quando a corrida não é necessária estranhamos, não conseguimos caminhar e ficamos ansiosos por um dia mais agitado. Ficamos estressados com o tempo parado, o tempo de descansar. Dizemos estarmos correndo por um objetivo, mas quando ele chega, não paramos. Então, porque mesmo corremos?!

Wally e Kassie por pouco não perderam o maior presente da vida deles. Tudo devido a uma corrida no tempo criada e estabelecida pela sociedade em que vivem e estão mergulhados. A beleza da relação de Wally e o pequeno Sebastian (Thomas Robinson) esta na ausência de pressa, no fato de aproveitarem o momento, só assim ambos entendem o significado da vida uma para o outro, criando fortes laços.

Trailler

1 Comentários

  1. Garota,
    Adorei o ponto de vista, adorei o blog!!!!
    Compartilhei algumas frases do seu texto no meu twitter devidamente creditadas!
    Continue escrevendo, é muito bom ler blogs como o seu!

    Beijos

    ResponderExcluir