Realidade sufocada

Ter em mãos uma máquina digital com facilidades para gravar momentos emocionantes, marcantes e especiais, mais a possibilidade de poder compartilhar o material com muitas e muitas pessoas, algumas até desconhecidas, parece ter nos colocado em um mundo à parte.

Antes contávamos as poses, escolhíamos a dedo o momento certo de apertar o botão, afinal de contas, não era barato revelar um filme, muito menos comprar um para tirar fotos. Agora é simples, qualquer imagem ruim basta “deletar”, as boas e desejáveis vão para as redes sociais, nada de encontros em casa para ver as fotos e contar história. Os álbuns on-line contam por si só.

Além das fotos, a facilidade de filmar algo também nos deixa desesperados para gravar tudo e mais um pouco. Sentimos-nos cinegrafistas por alguns segundos e torcemos para conseguir captar um evento de sucesso no YouTube.

Com toda esta necessidade, anseio e facilidade, nos prendemos, sem perceber, a uma realidade irreal. O mundo virtual invade nosso dia a dia mesmo quando estamos tentando vivê-lo de maneira real. Então, ao irmos a um show deixamos de curtir a presença ao vivo do cantor para curtir através da tela da câmera digital. Afinal de contas, precisamos registrar para assistir ou ver no futuro, para mostrar aos outros.

Em um show a moça não perdeu uma ‘tomada’, um sorriso, uma piscada. Mais da metade do tempo seus olhos assistiram tudo naquele quadradinho minúsculo, era preciso registrar, as pessoas precisavam ver. Mas, e ela?! E o tempo reservado para estar frente a frente com aquele artista?! Será que ela não teria aproveitado melhor se tivesse diminuído o tempo daquela máquina em suas mãos?! Já reparou o quanto as pessoas tiram mais fotos ou filmam mais do que se divertem de fato?!

A cada novo dia nos vemos preocupados em atualizar nossos comportamentos diários nas redes sociais, para isso, permitimos um sufocamento da realidade digital ante a vida real. E, quando menos esperamos, já estamos vivendo apenas de modo satisfatório para os outros, desta forma ganhamos novos 'amigos', seguidores e o botão de curtir sempre será apertado.

0 Comentários