Polarizado e assimétrico

Em algum momento da vida aprendi que o ser humano é polarizado e assimétrico. Calma, não se desespere, não são contas ou teorias complicadas. Explico. Como a pilha lidamos com um lado negativo e outro positivo, contudo adoramos a assimetria, isto é, o lado negativo se sobrepõe ao positivo quase que em sua totalidade.

Não à toa, por mais coisas boas presentes na sua vida a tendência é dar atenção aos momentos ruins, mesmo sendo eles menores do que o bom. O resto do mundo todo funciona deste modo automático. Os jornais vendem quando as notícias não são tão boas, quando brigamos lembramos de todas as coisas ruins e se não tomamos cuidado, achamos ter vivido apenas péssimos momentos. Nossa memória costuma lembrar mais as mágoas do que as conquistas. 

Lembrar do lado positivo da vida e permitir ser ele o dono do seu caminhar é uma das tarefas mais complicadas, por isso ser feliz é tão difícil. A felicidade está sempre presente em nossa vida, o problema é nossa perspectiva, gostamos de dar mais importância aos momentos tristes. Tente calcular quantas vezes chorou de felicidade e quantas de tristeza. Quantos dias ficou tão ruim que não conseguiu fazer mais nada, enquanto a felicidade passou completamente desapercebida. 

Ser polarizado não é ruim, o problema é lidar com esta tal de assimetria. Tentar reverter a situação deve ser uma atividade diária, permitir ser feliz apenas por ser feliz, dar menos atenção as coisas ruins. É um treino na verdade, mas, dá certo. Quanto menos atenção você dá aos fatores negativos mais eles somem, pelo menos para você.

Digamos que o negativo é uma pessoa sobrevivente apenas se tiver como alimentação a sua constante atenção, quando se dá as costas, ele se afunda em sua própria tristeza, afinal de contas, nem chamar atenção consegue. E bem, a alegria te recebe de braços abertos por você, enfim, notar ela ali, do seu ladinho.

Ser feliz depende mais da gente do que de qualquer outra pessoa. Saber aproveitar as coisas oferecidas pela alegre e positiva vida à você, é claro, momento ou outro baixa uma tristeza, afinal de contas somos humanos. Mas, se transformar em uma pilha sem pólos e optar pelo negativo é roubada. O mundo preferiu ser carrancudo, amargo e maldoso, você pode ir em sentido contrário. Viva a seu favor.

1 Comentários

  1. Realmente, muitas pessoas jogam fora algumas coisas por achar que só se teve momentos ruins e a felicidade passa despercebida!
    Eu busco frequentemente dar prioridade aos meus sentimentos mais felizes e quando as coisas dão errado tento lembrar dos bons!
    Isso também tem seus prós e seus contras, porque as vezes se insiste em coisas que não se deve insistir por lembrar apenas dos momentos bons e esquecer dos ruins.
    Mas acho que é esse o caminho, priorizar o bom!

    Curto seu blog, Beijao!

    ResponderExcluir