Embarcando na Leitura

O Instituto Brasil Leitor (IBL) é uma instituição interessante. Resolveu agir contra a pouca proximidade das letras impressas e seus leitores. Por alguma razão, perdida por aí, dizem não sermos um povo muito dado a leitura, na verdade, se bem observamos, o investimento para essa paixão não é dos melhores. Críticas à parte o IBL resolveu colocar a mão na massa.

São diversos os projetos desenvolvidos por esta equipe para dar uma nova cara a esta realidade, o grupo tenta expandir o Ler É Saber por todo o Brasil. Em São Paulo eles são os responsáveis pelo Embarque na Leitura.

Você morador da capital paulista e usuário de metrô já deve ter observado, em algumas estações, uma casinha bem simpática te convidando para ler um livro. Eu me surpreendi, a princípio achei que era uma iniciativa do governo e até da prefeitura, então descobri serem eles apenas apoiadores da ideia, mas a responsabilidade do funcionamento é do IBL.

As estações que recebem o Embarque na Leitura são Santa Cecília, Luz, Tatuapé, Paraíso e Brás. Existe uma diversidade incrível de livros, desde livros literários até os mais técnicos. As bibliotecas funcionam de segunda a sexta das 11h às 20h. Para fazer sua carteirinha é simples basta levar cópia e original do comprovante de residência (conta de até três meses da data que você fizer a carteirinha), rg e uma foto 3x4. É preciso ser maior para fazer a carteirinha.

Após se associar poderá pegar um livro por vez, ficar com ele durante dez dias e ainda pode renovar. Lembrando que se fizer carteirinha na Santa Cecília, só poderá usar lá, e assim com as demais. As bibliotecas não são interligadas entre si.

A ideia parece estar funcionado. Não é para menos, é muito prático pegar um livro na estação em que você passa todo dia. Durante o período em que estava fazendo a carteirinha, não demorou nem trinta minutos, cinco pessoas apareceram para renovar ou devolver livros. Interessante observar como existe um público variado, neste dia foram duas senhoras, uma mulher, uma jovem e um rapaz.

Vale muito a pena. Já sou sócia e já estou no meu segundo livro. Inclusive o Cadeira de Balanço informará quais são os livros do Embarque para os interessados. Fica a dica! E o parabéns à instituição por essa proposta tão bacana e os demais projetos inteligentes.

0 Comentários