Cuidado com o Tombo

Carolina Teixeira
Curtir uma boa praia no litoral paulista neste forte calor é uma excelente ideia. Porém, é uma ideia pensada por todo mundo, logo, o resultado é praia cheia e água não tão limpa. Alguns fogem para praias em outros estados, mas as férias estão acabando e o calor não parece que dará trégua.

Uma boa dica é a Praia do Tombo, no Guarujá. A praia é pequena, com 900 m de extensão, rodeada por verde e pequenas montanhas. Os prédios por perto não são muito altos, permitindo uma beleza única, além de nos livrar do sufocamento de construções gigantescas. Excelente para relaxar e respirar, em todos os aspectos.

Carolina Teixeira
A água é límpida, um verde-azulado de tirar o chapéu - sim, você conseguirá enxergar seus pés. Trata-se de uma das duas praias brasileiras a ter a bandeira azul: o selo internacional garante qualidade ambiental, segurança e, ainda, acessibilidade. A areia acompanha a beleza das águas, muito fofa e com um tom de bege natural mas, a depender do sol, não descarte o chinelo: ela esquenta horrores.

Claro que, com todo esse visual, você logo desejará dar um mergulho no capricho no mar, mas tome cuidado. Esse chamariz todo pode ser perigoso. Lembre-se que a praia tem um nome a ser questionado - `tombo`. A razão é simples: a areia do mar e suas águas não são tão amigáveis. Os passos devem ser dados com atenção, caso contrário, é tombo na certa. Os buracos surgem do nada, bem como o raso vira fundo sem avisar, e vice-versa.
Carolina Teixeira
Um dos motivos desta formação peculiar são as fortes ondas e movimentação das águas. Não somente as águas formam lindas ondas que atraem muitos surfistas, como a água te puxa para "dentro do mar" com uma força incrível. É preciso muita atenção e obediência às informações dos guarda vidas. Tomando estes cuidados, é só curtir tudo de bom que a praia tem a oferecer.

Na extensão da praia, você encontrará alguns chalés com opção de alimentação. Os valores e alimentos não variam muito, na verdade, são bem parecidos. Por exemplo, a porção de lula à dorê custa R$ 40. O BonBini ainda tem algumas (poucas) opções mais baratas, e, de quebra, oferece uma chuveirada fresquinha e bem pensada - trata-se de um cano onde você bombeia a água diretamente do mar. Até parece água doce: evita o desperdício e você faz um exercício básico para os braços, pernas e abdômen.

Carolina Teixeira
Neste calor, o sol tem ido embora por volta das 20h, então você poderá aproveitar ao máximo o período na praia. Não se esqueça de se proteger contra o sol forte nos horários de maior iluminação.

A praia do Tombo não oferece diversões noturnas. A mais próxima com variedade de diversão (restaurantes, bares, shopping, feirinhas e muita gente para conhecer) será a Praia das Pitangueiras. Então, caso queira aproveitar a noite refrescante sem deixar de lado a brisa marítima, o melhor é se direcionar para lá. Fica perto, a caminhada pode ser um pouco cansativa, já que antes é preciso atravessar um pouco mais de um quilômetro da praia das Astúrias. Então, a depender do pique, vá de carro, bicicleta (não indico muito, já que nestas praias não há ciclovias) ou ônibus (R$2,40).

Carolina Teixeira
A única bandeira azul paulista faz por merecer. Assim, fica o convite aos paulistas, paulistanos e aqueles que duvidam da existência de beleza no litoral de São Paulo.



Praia das Pitangueiras



1 Comentários

  1. Mais sobre a qualidade da Praia do Tombo:
    Praia do Tombo é destaque no SPTV http://bit.ly/el7u4j
    Bandeira Azul tremula na Praia do Tombo http://bit.ly/fJ0j8Y

    Parabéns pelo post! Ele valoriza o lugar como deveria sempre ser valorizado.

    ResponderExcluir