O Abutre Argentino

Ricardo Darín é um ator bem consagrado no cinema argentino, o diretor Juan José Campanella soube aproveitar ao máximo seu talento. Já é o típico ator a levar pessoas para o cinema, como foi meu caso. O filme Abutres (Carancho,2010), do diretor Pablo Trapero só chamou minha atenção por causa de Darín.

Minha paixão pelo cinema argentino tem ganhado grandes dimensões, meses atrás Dois Irmãos (Dos Hermanos, 2010) me levou ao cinema apenas por ser argentino, queria arriscar, e não me arrependi. A comédia é inteligente e divertida.

Abutres não decepciona. A história bem construida consegue manter o equilíbrio de fortes clichês com situações inusitadas. Um drama envolvente, inquietante. Darín é Sosa, um advogado que perdeu a licença e se tornou abutre. O abutre ganha a vida com indenizações de trânsito - ajuda-se um acidentado por interesse no dinheiro a ser conquistado.

Ser abutre não é 100% heróico, a atividade lida com muito dinheiro e se torna mais um negócio corrupto e perigoso, uma verdadeira máfia. Para Sosa as coisas começam a mudar quando encontra a médica Luján (Martina Gusman). Até aí a história pode não interessar muito, mas a maneira como é direcionada com certeza prende a atenção.










Mais um personagem anti-herói em um mundo cada vez mais compreendido sobre os defeitos dos seres humanos e sua capacidade de ainda ser uma boa pessoa. Entre sobes e desces, sangue, acidentes e algumas críticas sociais com relação ao comportamento do governo ante aos direitos humanos, as vidas de Sosa e Luján vão se interligando escancarando suas imperfeições e construindo uma bela paixão.

Hollywood gostou da ideia, quer filmar. É uma pena. Tenho muitas dúvidas se conseguirá manter toda a riqueza humana muito bem apresentada por Trapero, certamente, se tornará somente um filme de drama com fortes tomadas de ação e um romance secundário sem a qualidade incômoda de Carancho.

Ps: Este ano o excelente O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos, 2009) - de Campanella, estrelado por Darín -, levou a estatueta do Oscar por Melhor Filme Estrangeiro. Abutres disputará a estatueta de 2011, já registro minha torcida.


Abutres (Carancho, 2010) - A
rgentina, Chile, França, Coréia do Sul
Direção:Pablo Trapero
Atores:Ricardo Darín, Martina Gusman,
Carlos Weber, José Luis Arias.
Duração: 107 min

1 Comentários