O Dengo em meio ao Caos

Carolina Teixeira
"Tá cheio de dengo, né?" - Quem nunca ouviu esta fala?! Com toda certeza já ouviu, ou já falou, ou simplesmente já desejou desesperadamente por um dengo, um chamego, um carinho. Cada um tem seu dengo predileto ou da pessoa preferida; na verdade, mesmo em um mundo que se diz pouco emotivo e sem relacionamentos profundos, todos anseiam por uma atenção especial.

O artista Ernesto Neto parece ter se atentado a essa necessidade humana e transformou sua obra em um grande dengo representativo, na tentativa de lembrar que não vivemos um sem o outro. Começa bem a Grande Sala do MAM - Museu de Arte Moderna: foi coberta por uma pele de crochê que nos lembra a infância. E não para por aí. Sua obra nos convida a abraçar, deitar, tocar, sentir e experimentar, porque o dengoso pede mais do que somente o toque. Ele precisa de um contato completo para se sentir querido, à vontade e aconchegado.
Carolina Teixeira
É um modo diferente de visitar um museu, quebrando as regras do "é proibido tocar": até os sapatos devem ser retirados para melhor apreciar e compreender a obra. Não somente as crianças correm, se divertem e se jogam na grande almofada de bolinhas como os adultos também, mais discretamente, fazem questão de degustar a novidade.

Na sala de aula criada por Neto fica a dúvida do por que nossas salas não são mais lúdicas. Afinal de contas, se nossas carteiras parecessem gatos e fossem coloridas, seria muito mais divertido aprender.

Dengo fascina não só à primeira vista, mas também atrai com seu colorido e convida para um abraço especial. É difícil sair de lá. Sorriso garantido para o resto da semana. Não perca a oportunidade. Dengo fica exposto até 19 de dezembro de 2010, mas vá com tempo: o balanço de crochê pode ser mais caloroso do que o esperado.


Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº
São Paulo - SP – Brasil
Tel.: (11) 5085-1300

Horário e Valores:
Visitação: terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Bilheteria fecha meia hora antes.
Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)
Entrada: R$5,50
Meia entrada para estudantes, mediante apresentação da carteirinha
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 65 anos, sócios do MAM e funcionários das empresas parceiras
ENTRADA GRATUITA AOS DOMINGOS



3 Comentários

  1. Tem um VANS na foto hein!!!

    ResponderExcluir
  2. No mundo em que vivemos é incrível como as pessoas não dão carinho um ao outro, não saem mais juntos, etc. Agora fazemos tudo pela internet ao invés de fazer como antes da internet....

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:44 PM

    essa idéia ootema *-* é uma pena que eu esteja tão longe, senão ia visitar, qe eu tô precisada de um dengo rsrs.

    ResponderExcluir