LOKI - Arnaldo Baptista

Conhecer a história da música brasileira é essencial, uma verdadeira aula sobre a história do próprio país, impressionante observar como estão vinculados. Entretanto, infelizmente os professores não costumam explorar muito esse lado, e com o bombardeio de músicas internacionais, a música brasileira fica um pouco de lado.

Constantemente gosto de me aproximar dela, e sempre sou surpreendida. Para tanto é preciso deixar de lado alguns preconceitos ou gostos preestabelecidos. Então na curiosidade, e querendo apoiar os amigos, lá fui eu assistir LOKI (Brasil,2008).

Sinceramente não sabia muita coisa sobre o filme, e o próprio nome não me remetia a absolutamente nada. Então, sentei e aguardei. Loki é um documentário sobre o artista Arnaldo Baptista, responsável pela criação da banda Os Mutantes. O grupo começou a sua caminhada na década de 60 e arriscou ritmos diferenciados, em um momento que criações brasileiras não eram tão valorizadas. Mais uma vez o de fora era sempre 'mais melhor'.

Enfim, não compensa contar a história do grupo, o documentário faz isso dignamente, não deixe os 120 minutos de duração te assustar, e dê o play. Emociona, de certa forma pelo percurso feito pela banda, pela vida representada e melhor ainda, um elogio a cultura brasileira e sua produção artística.

0 Comentários