Mostra: A Noiva Síria


Hoje A Mostra de Cinema Internacional na Cultura apresentou A Noiva Síria (The Syrian Bride,2004). A noiva reside em Israel, o noivo na Síria, ambos são drusos e, mesmo só se conhencendo pela televisão, ele um astro ela uma espectadora, o casamento acontecerá.

O fato dos dois residirem em lados conflituosos já é uma dica sobre o assunto abordado pelo filme. Os conflitos familiares que estão além das fronteiras e culturas. Às vezes, não é necessário viver do outro lado da fronteira para não ter bons relacionamentos, ou desentendimentos. A família, antes de qualquer outra instituição, já é o ambiente onde comportamentos precisam ser bem ponderados.

Mona (Clara Khoury) não irá somente atravessar a fronteira e mudar sua vida, como não poderá voltar para sua casa. Vários obstáculos surgem no dia de seu casamento, mesmo quando tudo parece resolvido, nada está. Impressionante as ações, os olhares e o modo como todo o mundo de Mona gira e ela somente observa.

Parece ter sangue frio, entrentanto, em muitos momentos demostra sua fraqueza humana. Porém, nessa empreitada Mona mostra o que é ser corajosa. É amar aqueles que ficam, independente de qualquer coisa, amar os que virão, independente de qualquer coisa e, principalmente, amar suas próprias decisões. Ah...a coragem!!!

O filme é uma lição de vida em muitos aspectos. Inicialmente pode parecer chato, porém, mostra alguns encontros familiares bem comuns e inusitados. Desentendimentos não somente orientais, mas de todos os lados dessa bola azul. Lidar com eles, só depende de cada um. Além de que, é bom conhecer um outro aspecto de Israel e Síria representados por um estilo de vida parecido com o nosso.

A Noiva Síria

Título original: The Syrian Bride

Lançamento: 2004 (França) (Alemanha) (Israel)

Direção: Eran Riklis

Atores: Hiam Abbass, Makram Khoury,

Clara Khoury, Ashraf Barhom, Eyad Sheety



0 Comentários