Mostra Internacional de Cinema na Cultura

A TV Cultura estreiou nessa quarta (08) a Mostra Internacional de Cinema na Cultura. A proposta e trazer filmes discutidos no cinema mundial, quartas e sextas, às 22h, com a presença de dois apresentadores mais um convidado. Estes, discutiram um pouco sobre o filme, antes de sua exibição.

A estreia contou com o filme alemão A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen,2006). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2007. Com pouco movimento de ação, as quase duas horas de duração envolvem pela dramaticidade de seus personagens, bem como, os segredos que os envolvem.

A história acontece na Alemanha Oriental, em 1984, período de grande controle governamental. E foca a vida de Gerd Wiesler (Ulrich Mühe) um espião que é contratado para acompanhar a vida do artista Georg Dreyman (Sebastian Koch), ninguém possui nada contra ele, que parece tomar os devidos cuidados para não ameaçar o governo em sua peças teatrais. Entretanto, o ministro se vê obrigado a vigiar sua vida para encontrar algo que o incrimine. A razão: a namorada de Dreyamn. Mas Wiesler compreende não se tratar de uma missão normal. É diferente, e acaba se envolvendo com o casal, mudando a vida deles para sempre.

Estar como telespectador, na pele de Wiesler, é uma experiência nova. Suas ações manipuladoras, de constante vigilância, chegam a ser doentias, porém, nos fazem querer ajudá-lo, mesmo que, em alguns momentos, não tenhamos muita certeza do que está armando. Durante o filme também vivemos a vida dos outros.

A construção do filme em volta dos dois personagens é intrigante. O final, demora para ser descoberto. Ver a força e importância dos artistas, em situações de rigidez governamental, é excitante. Mesmo com alguns erros, grotescos, de continuidade, o filme consegue mostrar o porquê levou a estatueta.

A finalização com 'Soneto para Um Bom Homem' fecha o filme com chave de ouro, derruba lágrimas e nos faz refletir sobre tudo o que foi articulado até então. Interessante, como os campeões do Oscar de Melhor Estrangeiro, costumam ser tão humanos.

Vida dos Outros
Título Original: Das Leben der Anderen
Lançamento: 2006 (Alemanha)
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Atores: Martina Gedeck , Ulrich Mühe , Sebastian Koch ,
Ulrich Tukur , Thomas Thieme
Duração: 137 min



0 Comentários