Cadeira de Balanço: Ilusões Perdidas




" - Ah, meu caro, na literatura cada idéia tem o seu contrário. Tudo é bilateral no domínio do pensamento. A crítica deve observar a obra sob todos os aspectos. No fundo, somos uns grandes enroladores".


Ilusões Perdidas - Balzac



Ilusões Perdidas do francês Honoré de Balzac é a típica obra obrigatória para todo artista, principalmente o das palavras. Seja um futuro escritor ou jornalista, profissionais tão próximos e tão distantes, verdadeiros amigos e inimigos. O paradoxo explicíto em seus trabalhos atinge, até, as relações de escritores e jornalistas.

Lucien apresentará uma vida de transformações, conquistas e desilusões. Em um cenário perfeitamente coerente para seu melodrama, a Paris das revoluções. De certa forma, Lucien é a representação, em pessoa, sobre os acontecimentos da insignificante Paris para a glamourosa e desejada Paris.

Aos que desejam conhecer as transições do classicismo e romantismo, bem como as consequências sociais neste período, Ilusões Perdidas é uma boa escolha. Os passos de Lucien serão excelentes guias para a compreensão deste período histórico, mais do que muitos livros didáticos. Se não está acostumado à literatura francesa indico a versão da Cia das Letras - adaptada tem uma característica mais infato-juvenil -, caso contrário, leia a versão original, alguns detalhes podem ser essenciais.

Agora, toda atenção é necessária. Ilusões poderá ser decisiva em sua profissão, suas representações lhe darão uma realidade menos ideal do mundo romântico das letras. Uma verdade nua e crua que a depender de cada leitor, fará você desistir das palavras ou, descobrirá ser o (in)feliz amante delas. Será um ame ou deixe. E aqui entre nós, trabalhar com palavras - suas mutações e possibilidades-, é exatamente uma relação de ódio e amor, mais uma vez confirma a intensidade paradoxal. Fascinante...

0 Comentários