Guerra para paz?!

Algumas questões, talvez, nunca sejam explicadas na sua integridade e de maneira verdadeira. Como guerra. Repare, a desculpa é sempre: fazemos guerra para conquistar a paz. Para mim, se trata de uma afirmação que está além da minha inteligência. Quem sabe, com o tempo, após muitos anos de estudo, compreenda. Mas, por agora a incógnita permanece.

Pois, desde que o mundo é mundo o discurso parece não mudar. Quando na verdade deveriam ser mais diretos: fazemos guerra para mostrar quem é o PODER. Ou, fazemos guerra porque eles possuem algo que nós queremos. Ou, fazemos guerra porque gostamos de matar... Afinal de contas, podem falar o que quiserem, mas não acredito que seja pela paz.

Lendo o jornal de domingo algo me chamou a atenção. O artigo de Georgie Hanlin professora, casada e com um filho. Vê raramente o marido que serve na brigada Stryker da 2ª divisão de infantaria dos EUA.

O parágrafo em questão foi:

"Outro dia, pela manhã, recebi um telefonema de meu marido. 'Você pode ir ao computador?', pediu ele, com urgência. Explicou que o governador de Shah Wali Kot queria me agradecer pelo envio do material escolar que foi doado por meio de uma campanha de arrecadação de material escolar que lançamos em dezembro.
Sentei-me diante do computador, com meu filho no colo. Na tela apareceram meu marido, o governador e o intérprete dele, sentados em fila, os três sorrindo e acenando para meu pequenino. A companhia de meu marido ajudou recentemente a abrir uma escola em Shah Wali Kot. 'Se conseguirmos doações de material de material escolar', disse ele em dezembro, 'as crianças não ficarão mais nas ruas pedindo doces aos soldados'.
Depois que reuni as generosas doações das pessoas, meu sogro enviou ao exterior as muitas caixas de material pelo correio e hoje as crianças estão na escola. Os parentes de outros soldados fizeram o mesmo".

É incrível!!! No mesmo lugar que bombas são lançadas, soldados são traumatizados e governos informam que buscam o melhor para o ser humano. As crianças não possuem nem material escolar para estudar. Fico imaginando o que mais não possuem.

Foco a guerra, mas sei que não é só na guerra que esse comportamento de interesses acontece. A questão é: o que exatamente significa o termo PAZ para esses?!?! Para os que utilizam desta palavra como arma verbal no apoio a suas decisões e ações bélicas...


Fonte: "Olhar que vai além da guerra"
02.may.2010 - "OESP"

0 Comentários