O Urinol ainda Dá o que Falar

O Dadaísmo (1916-1922) foi um período na arte que colocou em questionamento a própria arte. Na verdade, a medida que estudamos as várias etapas da arte, notamos que as perguntas sempre se voltam para si mesmo. Logo, cada artista trará uma nova linguagem, um novo formato. Enriquecendo, desta maneira, a história de forma geral.

A diferença das perguntas dos dadaistas é que eles foram o 'do contra' no mundo das artes. Lembra daquele personagem do Maurício de Souza, que ia contra tudo e todos?! Os dadaistas devem ter sido a inspiração para Maurício.

Fuga da irreverência, a tentativa de provocar mais uma reação do que a aceitação. As regras pré-estabelecidas serão suas inimigas número um. Ausência de um sentido auto-explicativo.

Interessante mesmo é quando o artista consegue ir além do tempo de suas ideias. Um excelente exemplo é Marcel Duchamp. Com seu 'mictório ao contrário' marcou o significado do 'ser um dadaista'. Com essa atitude tentou comprovar que basta uma assinatura e um museu para que um produto comum fosse considerado arte.

E, atualmente, sua obra ainda causa grandes controvérsias, que bem na verdade, não é uma obra de arte...ou é?!




0 Comentários