Benhê...precisamos conversar!

Segundo o dicionário Priberam comunicação é: "1. Informação; participação; aviso. 2. Transmissão. 3. Notícia. 4. Passagem. 5. Ligação. 6. Convivência. 7. Relações. 8. Comunhão (de bens)". Comunicar então, consiste em colocar em prática essa comunicação. A transmissão de alguma informação, que no grosso modo, voltará para comunicação.

Ok, ok. Entre técnicas, teorias e as mais variadas formas de discutir-se comunicação (seja acadêmica ou em um café qualquer) o fato é que, todos se comunicam. Muito ou pouco. Corretamente ou não. Apenas profissionalmente. Verbalmente, pela escrita, gestos ou, o que possibilitar.

Nesta brincadeira, de códigos, signos, línguas, variações, a maior dificuldade está no feminino e masculino. Não no gênero em si; se devo falar 'meiA' ou 'meiO', mas, homens e mulheres. Sabe, vênus e marte, macho e fêmea, azul e rosa, objetividade e subjetividade.

Comunicar-se é uma arte para poucos, principalmente se tratando de uma comunicação coerente, concreta e sem vertentes para interpretações. Agora, por mais que profissionais estudem essa bela ação do ser humano, tenho minhas dúvidas se um dia compreenderão os grandes ruídos da comunicação homem x mulher.

Chega a ser engraçado, quando o caos passou e tudo foi resolvido. Diria que o 6. e o 7. do Priberam muito traduzem esses momentos. Mesmo com dificuldades de comunicação entre chefes, pais e filhos, alunos e professores, com certeza, nada supera os namorados, namoradas, maridos e mulheres.

É para corajosos. Para quem quer descobrir o grande poder da comunicação. Para quem quer se relacionar.

0 Comentários