Saramago fecha seu caderno

Próximo de completar um ano de publicação O caderno de Saramago se despediu nesta segunda-feira (31). José Saramago, escritor português, entre tantas discussões sobre a significância do blog, muitas feitas por ele mesmo, para o mundo dos escritores e seus leitores, decidiu em 17 de setembro de 2008 abrir um espaço para expor, diariamente, suas ideias, comentários e até alguns textos inéditos.

Neste quase um ano de duração, Saramago conseguiu manter sua escrita, mesmo em um lugar de formato considerado tão diferente dos livros. Para os leitores, a sensação de que tinha compreendido o mundo blog e, talvez, até aceitado melhor. Sua despedida deixa um tom de saudosismo por deixar o lugar.

Para os que acompanharam o Caderno foi possível conhecer um pouco mais de Saramago e seus ideais. A parte que provavelmente não agradou muitos foi o fator de não haver possibilidade para comentários. Um dos recursos mais famosos do blog não foi habilitado. Sendo assim, a pergunta: até que ponto ele queria proximidade com o leitor?

Entre felicitações e desculpas, Saramago se despede deixando seus leitores e, curiosos, ansiosos pelo próximo romance “Caim”, razão pelo ‘interminável adeus’ digital, ou, como ele mesmo afirma ‘Pensando melhor, não há que ser tão radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno, que é o lugar onde mais a gosto poderei expressar-me’.

De certa forma, a porta parece não ter se fechado por completo.

0 Comentários