A Aurora da Minha Vida

Em meados da década de 60 Marshal McLuhan já afirmava: a nova geração está fadada a se entediar em salas de aula dirigidas por professores pertencentes ao mundo da imprensa. Isso, dizia, significa que o sistema educacional devia ser totalmente modificado. Detalhe que ele ainda não conhecia o power point, data show, internet banda larga, ipods, PSP, etc. Essa afirmação apenas com base na tecnologia de sua época (onde a televisão era o OHHHHH), pesquisas e comportamentos de seus filhos.

A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, apresenta uma sala de aula com seus alunos 'normais'. Isto é, qual sala não teve um nerd, uma metida, um estranho, etc.?! Os diferentes professores. A ideia é lembrarmos de nossos dias na sala de aula. As representações são claras e, logo, nossa memória começa a fazer uma viagem no tempo. Seja nas brincadeiras ou nervosismo por causa de uma prova.

Neste momento, olhar para a reação do público é interessante. Todos parecem ter vivido aquele momento, porém, cada um tem uma idade diferente. Alguns, provavelmente ainda vivem aquelas situações.

A Aurora de Minha Vida consegue ser crítica sem muito esforço. E, logo, lembro de McLuhan. Caminhamos, evoluímos, mas, de fato, as salas de aula parecem não acompanharem muito esse processo. Talvez, por essa razão, um público tão diversificado consiga compreender, de acordo com seu contexto, essa peça que acaba sendo atemporal.

Claro, que, uma coisa ou outra mudou. Porém, se avaliarmos, é pouco perto da dinâmica da atual sociedade. Entre uma pontuação ou outra, sobre a discussão de McLuhan e a peça aqui representada, vale sentar e assistir a aula de Aurora da Minha Vida.

Seja pelas risadas, pelas lembranças (boas ou não), para se emocionar. Da vovó até o familiar mais novo (desde que já esteja no ensino fundamental) a identificação com a peça acontecerá de maneira lúdica e surpreendente.

Temporada São Paulo:
01/08/2009 - 06/09/2009 no SESC Santana
06/11/2009 - 29/11/2009 no Teatro Ruth Escobar
04/12/2009 - 20/12/2009 no Teatro Martins Pena (Penha)

0 Comentários