Open São Paulo de Tennis 2009

Para começar o ano diferente achei que seria uma excelente idéia explorar novos, ou esquecidos, esportes. Não que eu seja uma esportiva nata e tudo mais, porém, o impulso para esse interesse veio no segundo semestre de 2008, período de minha vida dividido com o mundo esportivo de maneira intensa e divertida. Resultado, realizei um projeto sobre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e não parei mais.

Sendo assim, lá fui eu asistir as semi-finais do Open São Paulo 2009, sim, um campeonato de tennis. Sediado na cidade de São Paulo desde 2001, o campeonato deste ano teve início logo na primeira semana de janeiro. Isso sim que é começar o ano com a 'bola' toda! O evento foi aberto ao público, de entrada franca no Parque Villa Lobos.

Tentando me recordar das regras que tinha aprendido quando criança, lá fui eu encarar os games, bolas na rede e afins. Claro que não sozinha, para ter mais emoção fiz questão de levar alguém que entendia tanto quanto eu e, de quebra, também estava no mesmo nível de curiosidade.

As arquibancadas estavam consideravelmente cheias para um sábado ensolarado. Chegar no meio de um jogo foi como cair de paraquedas. Apenas torcíamos e gritavámos quando notávamos que era o que todos estavam fazendo. Então, lá estávamos nós gritando: Feijão, feijão...Sem entender exatamente quem era esse!

Entretanto, valeu como aquecimento e, encontrar alguém para nos prepara para o próximo jogo. Com as regras organizadas da melhor maneira possível e nossa cabeça, aguardamos ansiosamente por um novo jogo, enquanto nos arrependiamos de não ter passado protetor solar.

Com certeza a emoção é outra. Tudo fazia sentido, inclusive os momentos de unânime silêncio da galera. Cada lance uma surpresa, cada game uma reação, aplausos e no lugar da 'hola', batidas de pé!

Tirar os olhos da quadra é arriscado demais, a vez que fiz, me arrependi. O jogo é ágil, inesperado, e de grande esforço por parte dos jogadores. Convenhamos, que para aqueles juízes que precisam prestar atenção nas linhas, sem piscar, também!!!

Diferente do famoso futebol que costuma ter hora de início e fim, o tennis não tem seu tempo cronometrado, o que definirá seu tempo serão os lances, erros e acertos, isto é, a pontuação. Em alguns casos, até o clima, uma chuva, por exemplo, é o grande vilão. No final do jogo estava em êxtase, senti mais emoção do quem em uma partida de futebol, além de ganhar de brinde um vermelho ardido de sol.

Acompanhando toda essa empolgação, fui para a internet, decidida a acompanhar os campeonatos de tennis em 2009. Foi então que me dei conta, para jornais e até mesmo o google esporte é sinônimo de futebol. Triste isso. Não imaginei que seria tão complicado encontrar bons portais sobre informações de esportes de forma geral. Hum, estranho falar 'esportes de forma geral' já que se entende como esporte uma infinidade de atividades físicas. Ops, de fato, essa busca me causou confusão.

Mas, não queria estragar esse momento, então perguntei para minha fonte esportiva e tive boas indicações de sites sobre o tennis, que a propósito, deixarei nos links desse blog.

É a experiência mais do que valeu, agora já sei até alguns nomes do tennis e sinto que o ano será de grandes partidas.

1 Comentários

  1. Anônimo11:30 AM

    Assim como o tênis, existem outros esportes pouco explorados pela mídia, de modo geral, e que podem ser tão ou mais apaixonantes do que o futebol.

    Nada justifica a hegemonia de espaço do futebol em veículos de comunicação atuais, especialmente os virtuais, nos quais o espaço é ilimitado. Eu sou total defensor da democratização esportiva na imprensa brasileira (que denominação chique!).

    E que venha um ano cheio de aces, winners e match-points (a favor, claro!)!!

    ResponderExcluir