Livraria Cultura e os diversos olhares!

Fazia tempo que queria conhecer a nova livraria Cultura, tudo o que tinha sido publicado a respeito e tive acesso, li. Infelizmente tudo com uma semelhança de texto que com certeza me surpreendeu, afinal de contas, será que não tinha o algo a mais, sei lá, qualquer outra coisa diferente.

Combinei com uns amigos de encontrá-los lá. Cheguei, sentei nos sófas, logo na entrada, fiz contado com eles e descobri qual o andar me dirigir.

Entrei, o que os meus olhos viram, ah...difícil explicar!!! Era tudo tão grande, tão amplo, tão movimentado e divertido. Vontade de correr por toda a livraria tentando desvendar tudo o que ela tinha para me oferecer. Hunf, vontade de sair de lá com muitas sacolas de livros, tentar lutar contra o meu consumo via internet e fazer ao vivo mesmo.

As pessoas se amontoavam de acordo com o espaço que possuia "seus exemplares". Os puffs e outros lugares gostosos para sentar estavam espalhados por todos os lados.

Subia a escada sem saber exatamente para onde meus olhos deveriam admirar, meus dedos logo começaram a coçar para apalpar e também pegar o meu bloco e escrever. O sorriso surgi com gosto de satisfação. Lembrança de "Mensagem para você", tudo bem que não trombei com o Mr.Tom Hanks.

Encontrei meus amigos, dois futuros profissionais brilhantes, um na area de engenharia outro na arquitetura. Falei olá e larguei-os por um segundo enquanto eles olhavam cálculos e formas geometricas e me encaminhei para uma sala de vidro (que se aprendi bem com 'o arquiteto' devia ter cerca de 120m²). Espaço esse que, possivelmente, tenha prendido mais a minha atenção. Pela primeira vez, cds, dvds e afins clássicos, orquestrados, jazz, blues etc do mesmo patamar, tinham ganhado um lugar a altura.

Normalmente esses são largados em um cubículo ou separados no pior espaço do empreendimento, mas ali não, era diferente. Tão agradavél e saboroso como o som que ali soava e se esparramava.

Saí satisfeita, pronta para terminar o meu passei com os dois amigos e claro conversarmos a respeito da livraria. Já teve essa experiência de avaliar um espaço com um arquiteto, um engenheiro, e uma sonhadora?! Pois é, o resultado é ilário.

A descoberta das emendas seja no carpete ou no guarda-corpo, aulas sobre a história da arquitetura, descobrir de onde veio a 'inspiração'. As paredes que não foram pintadas, os fios que não deveriam estar à vista, os espaços "mortos" que poderiam ser vivos.

A cor pesada, a não característica brasileira. Mas também a parabenização pela entrada com sua rampa sendo segurada por fios de aço (acho que era isso). A excelente proposta no espaço infantil, crianças podem ler seus livros tranquilamente na barriga de um imenso dragão de madeira.

O aprendizado fora das prateleiras foram pra mim tão saborosos quanto o passeio, talvez até mais. No final, um café, que em meio a tantas curvas e movimentos surge em seus pires quadrados e sérios! Claro, o momento de relax contou com mais algumas avaliações e risadas, por que não?!

Às vezes é bom ter outros olhares, outras idéias, novas informações, o mundo fica mais rico é verdade que menos conto de fadas, porém não menos encantador.

1 Comentários

  1. Anônimo2:08 PM

    Fui visitar a livraria Cultura na quinta-feira, na companhia de uma amiga... Foi bem divertido!

    Mas confesso que fiquei um pouco perdida! É muito livro junto... E é muito grande! Demorou um bom tmepo para eu me encontrar! Mas é preciso reconhecer que aquele é um lugar fenomenal!!!

    Com certeza, voltarei lá mais vezes!

    Beijos :)

    PS= Obrigada pelos seus constantes comentários! eles me fazem muito bem!!!

    ResponderExcluir