Trabalho de Conclusão de Curso

Fico a me perguntar para que realmente existe o temido TCC!?!?!?!

Não é a primeira vez que estou frente à frente com uma monografia, na verdade até achava que seria menos complicada, pois essa experiência já vivenciei.

Entretanto, parece que inicio do zero e, quando vou para as horas de orientação dois sentimentos acontecem: a alegria pelo aprendizado, novas descobertas e a tristeza por ter ficado horas para escrever uma frase que está sendo completamente apagada.

Além do que, repare, o que sobra de original são as regras da ABNT e os referênciais teóricos, estes devem ser copiados ao pé da letra.

A sua idéia, dependendo do orientador, pode ser alterada e seu texto é em grande parte modificado. Às vezes, penso que o TCC é para o professor, em um tom de brincadeira claro! Já que apesar dos pesares, das noites pouco dormidas, das palavras desaparecidas existe um alto nível de conhecimento, aprendizado. Não só no âmbito acadêmico, mas também pessoal, comportamental.

Saio enlouquecida, me sentindo ignorante e pronta para procurar mais do que o quê foi encontrado.

São momentos de contradições, caso de amor e ódio, inexplicável, presente na vida e, independente de seu percurso e resultado deixam marcas, consequências únicas.

O detalhe é que estou apenas no começo, não sei o que será de mim nos 15 minutos de apresentação, talvez sobreviva para contar no único espaço que não me edita!!!

1 Comentários

  1. Anônimo3:59 PM

    Olá, Carol.

    Tudo bem?

    Você estava muito sumida... Estava sentindo falta de teus textos!

    Então, quanto ao TCC e monografias em geral, só posso dizer que não é tão simples quanto parece. O LM é meu orientador e até brinco que ele é o meu co-autor.

    Mas, brincadeiras a parte, a monografia é um aprendizado muito grande e isso, muitas vezes, quer dizer que sofremos muito e penamos para entender aquilo que nos pedem. Independentemente do orientador.

    Então, fique tranqüila, respire fundo e tenha a esperança de que tudo dará certo. O final do bimestre está corrido para todos e isso mexe muito com nossos sentimentos!

    Sei que você é muito inteligente. Logo todo esse esforço valerá muito à pena...

    Estou torcendo por você!

    Beijos :)

    ResponderExcluir